segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Animais de rua do Brasilzão

    Hoje vou fugir um pouco do especial de filmes e vou falar sobre um assunto sério, a situação precária dos animais de rua do Brasil. Ontem havia um cachorro em frente a minha casa machucado, não vou mencionar as situações do ferimento por questão de respeito aos meus leitores, mas posso adiantar que a situação não era boa. Eu fui atrás da Associação Barbacenense de Proteção aos Animais (ABPA) e não havia ninguém lá, mesmo imaginando que não teria por ser domingo, eu tentei. Mas, depois descobri que eles não estão resolvendo muito essas situações. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Barbacena também não serve de nada. Então parei pra perceber que não só a minha cidade como também o Brasil, desvaloriza os animais de rua, ignorando suas necessidades e que eles precisam de uma atenção especial. Existem apenas 2 hospitais veterinários públicos no Brasil, que não atendem só os animais de rua, em questão ontem no Fantástico, de rua mesmo eu vi poucos. Não estou desmerecendo os animais domésticos, porem acredito que as coisas deveriam ser mais organizadas, o que não é. Raras cidades tem o projeto de castração de animais de rua em prática, e as que têm ele é severamente lento e desorganizado. As coisas deveriam começar ai, onde todas as fêmeas e machos da rua deveriam ser castrados para evitar a procriação e o aumento de tais nas ruas. Com vários CCZ espalhados pelo Brasil, tenho certeza que eles recebem verbas suficientes para tirar esse projeto do papel, mas em muitos municípios ele permanece, aumentando descontroladamente o número de animais sofrendo nas ruas. Como se já não bastasse, a população que tem que tomar atitudes por conta própria. Quando se encontra um animal abandonado, não se tem para onde encaminhá-lo, sendo que a maioria das pessoas já têm animais em casa, assim não tendo condições de levá-lo, temos que sentar e observar eles nas ruas fazendo o possível, como dar água, comida e um lugar quente para dormir. O problema fica ainda mais grave quando a um animal ferido, não tendo condições de pagar um veterinário com esses preços absurdos, pois cada respiro dentro de uma clínica é cobrado e quanto mais eles percebem que estamos desesperados pra curar o animal, mais dinheiro eles arrancam, teríamos então que procurar uma segunda opção, que seria um hospital veterinário especifico para animais de rua, onde eles seriam tratados por um profissional gratuitamente. É uma obrigação do governo evitar a proliferação de animais de rua, como eles não evitam, está em suas mãos a responsabilidade de cuidar deles com respeito. Eles são dia após dia maltratados e ignorados pelo governo desse país. Mas como podemos exigir de um país que não respeita nem seu povo, que respeite os animais? Como podemos esperar de um país cuidado com cães e gatos sendo que pessoas que fazem faculdade de Medicina Veterinária dizendo se importar com eles, não têm a capacidade de atender gratuitamente um animal que está com risco de morte. Eu realmente não consigo entender o motivo que um veterinário se recusa a atender um animalzinho que está precisando de sua ajuda se a pessoa dizer que não tem condições de arcar financeiramente. Eu não entendo o sangue frio de dispensar e deixar que a sorte cuide. Não estou falando que o veterinário é obrigado a tirar o dinheiro do seu próprio bolso para remédios e exames, mas apenas se disponibilizar para olhar e examinar devidamente como faz com os outros que pagaram. 
      Em uma clínica veterinária a consulta é R$80,00, o exame é R$200,00, a cirurgia é R$800,00 e assim por diante, se você não viver bem ou decidir que é a hora de morrer com dividas e sujar seu nome, não é humanamente possível arcar com isso sem dividir de 12x sem juros. É difícil se você não tiver como pagar e é difícil até se quiser e tiver disposto a pagar. Só posso dizer que dói, ver eles assim e não ter condições de fazer nada. Não poder levar em alguém que vai cuidar e não poder cuidar por não ter a preparação necessária. É difícil, mas infelizmente é mais um dos defeitos desse país com sistema falido.
      Eu te admiro se assim como eu, você dá o seu melhor e faz o que pode pra ajudar os bichinhos de rua. Se assim como eu, você adota em vez de comprar. A partir do momento que você tira um da rua, você já está fazendo a sua parte. Alimente, dê água sempre que tiver a oportunidade e puder. Cada atitude, muda um pouco esse buraco feito pela humanidade. A humanidade que prioriza os de raça e finge que os outros não existem. Que insiste em dividir tudo e valorizar uns mais que outros. Mesmo que pra mim, são todos iguais e maravilhosos exatamente da forma que eles são.     

NÃO COMPRE, ADOTE!