quarta-feira, 12 de abril de 2017

Relacionamento Abusivo

   Quando um relacionamento se torna abusivo, quando ele te bate? Também. Um relacionamento é abusivo a partir do momento que ele te controla, controla aonde você vai, com quem você conversa, controla suas redes sociais, suas roupas, suas palavras. É abusivo quando ele te diminui diante dele ou de outras pessoas, publicamente ou particularmente. É abusivo quando ele não te deixa trabalhar, nem estudar. É abusivo quando ele grita, quando ele ameaça, quando ele pressiona contra a parede ou aponta o dedo em seu rosto. Quando ele te ofende de vagabunda, piranha, inútil. Quando ele faz tudo que faz mas mesmo assim faz a mulher se sentir culpada, faz a mulher pedir desculpas por simplesmente ser a vitima. Quando ele diz que você só tem a obrigação de cuidar dos filhos dele e da casa, enquanto ele aproveita as noites com os amigos enchendo a cara. É abusivo quando ele fala que ele pode beber, mas você não, por que mulher dele não faz coisa que homem faz. Quando ele impede você de assistir futebol por que é coisa de homem, te impede de se arrumar por que os outros homens vão olhar. Quando ele faz tudo que pode para que sua auto-estima morra, e que você pertença inteiramente a ele. Quando ele chega ao ponto de controlar até suas atitudes e seus pensamentos a ponto de uma lavagem cerebral, faz você acreditar que sem ele a sua vida não é nada, que se você o deixar, vai virar uma ninguém. Pra ser abusivo ele não precisa te encostar a mão. Quando algum homem tentar te controlar, seja por algo mínimo, não deixe isso pode avançar de uma maneira descontrolável. 
   Algumas pessoas acham que relacionamentos abusivos não fazem mais parte da nossa rotina, do nosso dia a dia, algumas até, acreditam que se os homens punem, é por que as mulheres merecem. Dizem que é abusada demais, chata demais ou irritante demais... Vou contar uma novidade a vocês, a mulher pode ser a mais insuportável do universo, nenhum homem tem direito de nem se quer levantar o tom de voz. Alguns homens precisam entender que não existe essa de macho alfa mais a muito e muito tempo. Que hoje em dia existem mulheres que vão colocá-los em seu devido lugar. Muitas mulheres aceitam sim, caladas. Na maioria dos casos quando os homens ameaçam abandoná-las, elas entram em desespero, por que realmente acreditam que não são nada sem eles. Eles colocaram isso na cabeça delas, as manipulam. É doloroso reconhecer que está em um relacionamento assim, que está sendo vitima de alguém, é doloroso colocar a boca no trombone e estar disposta a ser julgada, a ser pautada como "vitimista". A realidade hoje em dia, mesmo sabendo que tudo isso existe, ainda não sabe lidar com esse tipo de violência. Eu não sei se algum dia vai.
   Não vamos fingir que as coisas melhoraram e que esse tipo de coisa não faz parte da nossa realidade, por que está sempre lá, nós que tapamos os olhos e fingimos que não estamos vendo. Mulheres que são vitima de abuso psicológico e/ou físico e muitas vezes estão de mãos atadas por medo, por pânico de tomar alguma atitude. Esse assunto precisa ser mais falado, precisa ser mais compartilhado, não só relacionamento abusivo, mas também o assédio. Nós mulheres somos vitima de vários na rua, às vezes por estar indo trabalhar, estudar... Agora, ser vitima dentro da própria casa, é demais. Lute contra isso, não seja vitima de ninguém, não seja submissa. SEJA APENAS SUA! Se entregue pra quem te respeita. De dedique a quem te ama. Quem abusa psicologicamente ou fisicamente NÃO AMA. Nós mulheres precisamos nos defender, ficar uma do lado da outra. Se não fizermos isso, quem vai?

"Com esse short curto você não sai."
"Essa amiga sua te leva pro mal caminho, para de conversar com ela."
"Fazer a unha pra quê? Ninguém tem que prestar atenção em você."


"Só vai sair comigo."
"Não precisa mais sair de casa, o que te interessa, está em casa."
"Você é MINHA mulher e vai cuidar dos meus filhos."


"Eu vou sair hoje, você fica em casa cuidando das crianças."
"Vou no bar com meus amigos, e você pode desistir de ir ao shopping."
"Eu que mando em você e nessa casa."