terça-feira, 4 de abril de 2017

José Mayer, Susllem e o Assédio

Escrevi no blog dia 25 de março sobre O Segredo podre por trás da carne podre, onde eu relato a realidade e o que a mídia estava escondendo por trás de toda essa polêmica da operação carne fraca e como isso foi oportuno. E o que estou trazendo hoje não é diferente, de novo a mídia tentou esconder o que estava escondendo das pessoas, mas dessa vez não funcionou. Uma funcionária da Globo, Susllem Meneguzzi Tonani, denunciou o ator José Mayer de assédio sexual dentro das dependências da Globo. A denuncia foi feita no blog #AgoraQueSãoElas da Folha de São Paulo, logo em seguida o texto foi apagado. Mas é por isso que eu gosto da internet, as coisas nela nunca se perdem.


     Agora, o que a Globo está tentando esconder e como? Bem simples, não sei se as pessoas perceberam, mas eu percebi, logo assim que outras emissoras e as pessoas começaram a falar sobre o que havia acontecido com José Mayer, logo que isso entrou em pauta no Brasil inteiro, começou uma série de brigas impressionantes no BBB, brigas atrás de brigas, uma polêmica atrás da outra, Seria isso coincidência? Bom, as pessoas que me desculpem, mas eu não acho isso coincidência. Desde sempre a mídia vai tentar por pano quente em situações que merecem ter uma atenção, mas como todos podem perceber, não deu certo. Todo mundo continuou lembrando da situação do assédio e querendo uma explicação. As feministas caíram em cima (estão certíssimas).
    Uma coisa que eu não fico mais impressionada é com o fato de algumas mulheres ainda defender o ator, dizer que as mulheres que se oferecem, muitos disseram até que ela é a vagabunda, que ele é casado. Claro, e alguém me avisa desde quando isso impediu alguns homens, Fico apenas me perguntando quantas mulheres já foram vitimas desse homem, quantas mulheres não tiveram que se silenciar, por medo. Se ainda existe isso? Com certeza, a maioria das mulheres se sentem intimidadas a fazer alguma coisa, por medo de serem vistas como a errada quando na verdade são as vitimas. Ainda é muito difícil ser mulher hoje, as pessoas são machistas sem nem perceber. As vezes precisamos parar e pensar naquilo que estamos dizendo, por que talvez tenha sido um comentário machista. É assédio quando uma mulher está andando na rua e um homem a chama de gostosa, isso não é elogio e está longe de ser brincadeira, É assédio quando o homem força a mulher a fazer qualquer coisa que ela não queira. É assédio até mesmo quando se trata de uma mulher ofendendo outra mulher, ou uma mulher ofendendo um homem.
    Tudo que ultrapasse os limites que a pessoa impõe para outras pessoas a respeito dela mesma, é assédio.  Esse assunto não é brincadeira, com certeza a quem diz que as mulheres tem que começar a aceitar elogios, começar a aceitar brincadeiras, mas não entendem que todo assédio pode começar de um elogio ou uma brincadeira. Eu me sinto impotente diante da sociedade, as mulheres que sofrem abuso, não encontram consolo nem mesmo com outras mulheres, é muito difícil. Você homem coloque na sua cabeça, você só pode elogiar ou encostar em uma mulher, se ela permitir, caso contrário, você está sim errado.  Pra quem já está pensando em defender o ator, nem tente, ele próprio já se declarou culpado, pediu desculpas e reconheceu seu erro. Houve uma tentativa de justificação, frustrada. Uma atitude dessa não tem justificativa, o mínimo que ele pode fazer é ouvir, calado e aceitar as consequências que seus atos lhe trouxeram. Ele não é santo, ninguém é, nem ela, mas a diferença aqui é que ela está não só lutando pelos seus direitos como mulher, mas também como ser humano. 


Quero deixar marcado aqui que eu ainda espero o dia em que nós mulheres vamos poder andar sem medo, trabalhar sem medo e ter uma vida sem medo. Que vamos poder nos defender e colocar a boca no trombone, Mas, se você mulher sofrer qualquer assedio que seja, grite, fale, não se cale. Você não merece sofrer dessa maneira por algo que não é você que está fazendo. Não se importe com a opinião de ninguém, pode ser a minoria, mas vai haver pessoas do seu lado, e pode ter certeza que eu serei uma delas.
Espero que Susllem inspire muitas mulheres a fazer o certo!