segunda-feira, 24 de abril de 2017

Especial "13 reasons why" #1

ALERTA SPOILER

   A série 13 reasons why (Os 13 porquês) resume em fitas os 13 porquês pelo qual Hannah Baker tirou sua própria vida. A série embarca em temas que muitas vezes são chocantes ao ver de certas pessoas, cenas pesadas e marcantes, que impressionam. Não estamos acostumados a ver cenas do tipo, então, não sabemos como superar e separar aquilo da realidade, sendo que sabemos que não está separado, sabemos que aquilo acontece sim, e acontece todos os dias. A série mostra como as pessoas são complicadas, como os jovens são. Depois do acontecimento com Hannah, podemos ver como naquele ambiente as pessoas começaram a ficar mais preocupadas com os adolescentes, sempre perguntando se estava tudo bem e dizendo que se precisassem conversar era só procurar, coisas que talvez Hannah precisasse ouvir, coisas que talvez evitaria Hannah de tirar a própria vida. Ela tirou a própria vida, porquê? É a duvida que mata todos os personagens da série, principalmente Clay, que achou que estava tomando decisões certas, mas estava nas fitas, ele era um dos porquês. Não pude deixar de notar como que para os pais certas coisas são normais, como o bullying que existia nos tempos deles era brincadeira. Não se enganem, já ouve um tempo em que maltratar um negro era normal, matar judeus era uma regra, os tempos mudam... Sempre. Vi que com certeza a criação influência muito uma personalidade futura, não 100% dela, mas uma boa parte. Os filhos sempre vão ter os pais como parâmetro, e se forem pais ausentes? Eles vão ter de seguir o próprio caminho, às vezes esse caminho nem sempre é bom. Eu tô impressionada com o sentimento que a série transmite em cada episódio. Podemos notar como o mundo adolescente é cruel, eu fui adolescente, não tem muito tempo. Ainda me lembro, você se não é, foi, tente se lembrar, alguns adolescentes podem ser cruéis com os outros que ainda não se encaixam nessa fase muito bem, ou que talvez não se encaixem no modo dos outros viverem essa fase.
    Eles usam tudo que têm contra o outro, é como se a escola fosse um campo de batalha, e sinceramente, os adultos precisam começar a enxergar isso, o quanto o ódio é espalhado e o quanto isso aumenta a cada dia. Precisam entender, nem toda brincadeira é saudável ou bem aceita. Também notei facilmente como os garotos (alguns) pensam, como as garotas odeiam outras garotos, sem o menos motivo para isso. A manipulação também acontece, sempre um pressionando e outro fazendo para que talvez se sinta parte do grupo, se sinta alguém.A série mostra vários tipos de sofrimentos que uma adolescente pode sofrer. Violência virtual, quando a foto dela é jogada na internet. Violência verbal, quando todos ficam chamando ela de vagabunda, fácil, entre outras coisas.Violência psicológica, quando todos cooperam para que Hannah não se sinta alguém importante, quando todos a rejeitam. Violência física, quando a amiga dá um tapa em seu rosto e o estupro. Não só de Hannah, mas também de Jessica. Algumas pessoas questionam porquê Hannah ou Jessica não denunciaram, parece que no final Jessica denuncia o abuso ao pai, mas e Hannah? Por quê ela não disse nada a ninguém? É simples, ela não acreditava mais nas coisas a muito tempo, ela já tinha sofrido tudo que ela achava que era capaz de suportar, até que no único momento em que ela consegue se sentir inteira, alguém tira sua alma. Nesse momento ela perdeu a vontade de viver, de continuar. Não acreditava mais nela mesmas, nas pessoas. Ela tentou contar a alguém, mas essa pessoa não levou a sério o que ela dizia apenas por ela ser ela. Questionou se ela realmente disse que não queria. Ela precisava dizer? Não. Ela afastou Clay, a única pessoa que realmente se importava com ela por achar que ela não merecia uma amizade como a dele, que ela não merecia que ele se importasse com ela, ela já estava perdida. 
     Vocês acham que esse tipo de coisa não acontece, que é apenas ficção? Estão absurdamente enganados. Você não sabe o que está acontecendo na vida do outro. As pessoas precisam de ajuda, mas elas não demonstram por acharem que ninguém vai se importar, que a vida de todo mundo seria melhor se ela não estivesse viva. E realmente, as pessoas só percebem que a pessoa precisa de ajuda e está sofrendo depois que ela desiste e tira a própria vida. Depressão, é algo profundo, algo que a pessoa pode sorrir e fingir que está tudo bem em um instante e no outro tirar a própria vida. Hannah quis deixar claro os motivos pelo qual ela fez isso, começa com algo que para nós pode ser simples, mas ai que vemos que nada tem um equilíbrio quando se trata de violência. Talvez eu já tenha agredido alguém verbalmente sem saber, talvez eu tenha decepcionado, e não sei. Talvez vocês também! Pode ser clichê, mas demonstre mais. Deixe de lado toda essa história de que quem não demonstra não merece nada em troca. Talvez a pessoa que não demonstra precisa de atenção e esteja sofrendo. Esquece o clichê, ofereça ajuda. Confesso que a série foi bastante chocando pra mim, e se eu for escolher a pior cena, com certeza é a cena que a mãe de Hannah a encontra com os pulsos cortados, como eu disse, é ficção... mas a gente sofre por saber que isso acontece desde sempre e muitas pessoas fingem não ver, deixam passar despercebidos. 
Se você conhece algum adolescente, converse com ele, procure ouvi-lo mesmo que ela insista que não tem nada pra dizer, eles sempre tem. Seja parceiro, amigo. Se você é um adolescente, a maior ajuda está em casa, está próximo, é quem te ama mesmo você achando que a vida deles seria melhor sem você, porque isso É MENTIRA. Talvez isso não ajuda ninguém, mas eu precisava tentar.