terça-feira, 11 de abril de 2017

Reintegração de ex-detentos

Um assunto bem complicado e discutido aqui no Brasil, será que uma pessoa, seja homem ou mulher, depois de sair da cadeia merece uma segunda chance? Será que ela merece um emprego, uma vida normal independente do que ela fez pra ser presa. Lógico que como todo assunto, esse também divide opinião por ai. Estou aqui pra expressar a minha, vocês também podem me dizer a de vocês, só mandar para o Instagram ou Email presentes no titulo.

    Minha opinião sobre o assunto é o seguinte: Tento ver os dois lados, o lado de quem está oferecendo o emprego, e o lado de quem está interessado no emprego. Vamos nos basear em exemplos: Se um individuo tem uma empresa de computadores importados e um ex-detento que foi condenado por roubo e furto manda currículo, individuo não ficaria com o pé atrás? Na minha visão com certeza ele ficaria, e acho que o grande problema não é só o fato de ele ser um ex-detento, mas também o fato do grande problema do ser humano em confiar e acreditar no próximo. Fomos criados em uma cultura onde o próximo está sempre mentindo, enganando, tentando se dar bem a custas de outros, fazendo de tudo pelo poder, fingindo ser quem não é, entre outras coisas. Ao longo da vida vamos ficando mais desconfiados em relação a outras pessoas. Tenho certeza que nem que seja uma vez, você já desconfiou de alguém sem motivos. Não temos como saber se a pessoa mudou, se a pessoa realmente tem boas intenções, e aqui estou me referindo a ex-detentos com crimes não tão graves, agora imagine um ex-detento que tirou a vida de alguém, como falei na matéria do goleiro Bruno, será que a pessoa que faleceu terá uma segunda chance? Nesse caso eu acho que o individuo não merece segunda chance nem na vida. Tirar a vida de alguém, é a pior coisa que alguém pode fazer. Tirar a chance de conhecer se futuro, de respirar. Agora o caso mais sério, em minha opinião.    
    Um ex-presidiário que foi condenado por pedofilia e estupro, a pergunta é, você daria um emprego a um estuprador e pedófilo? Algumas pessoas pensam que ele pode ter mudado, ou algo do tipo. E eu afirmo, não. Pedofilia ou estupro não são considerados doença, não tem tratamento. Sinceramente, quem pratica esse crime não tem a menor intenção de se preocupar ou reconhecer que isso está errado. Em muitos casos tem sim o preconceito, mas em outra é apenas o ser humano usando seu extinto de defender o que é seu e proteger quem ama. Um dono de uma empresa não vai colocar um estuprador pra trabalhar no meio de várias funcionárias desprotegidas, ele não pode e não deve depositar sua confiança em um ser humano que as estatísticas apontam que vai errar de novo.
     Porem, tudo depende. Um ex presidiário que foi condenado por sonegação de imposto ou porque não pagou pensão e ficaram presos alguns meses e depois foi liberado, quando o empregador lê em sua fixa que foi preso, talvez não queira nem saber o motivo, apenas recusa. Isso é um erro, por que devemos lembrar que aqui só é preso por não pagar pensão ou transportar droga. OUTRO CRIME que em minha opinião o ex detento não merece ser julgado, drogas. Só que todo um caso, é um caso. Aqui me refiro a dependentes químicos.

      Basicamente o que eu quis dizer foi: Tudo depende de um crime, a crimes que valem a pena dar chance para o individuo, a crimes que não.  Consequência de não termos o dom de adivinhar se a pessoa mudou ou não.