quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Ser Mulher Hoje

   É difícil ser mulher nos tempos de hoje. Temos medo de sair sozinhas na rua independente do horário, pois sabemos que mesmo se tiver um dia claro e ensolarado, vamos ser assediadas. Sabemos e mesmo que nossos pais tivessem ensinado a nós que devemos usar a roupa que tivéssemos vontade, na hora de escolher uma roupa pra sair desacompanhada sempre vem aquele pensamento: "Esse short é curto demais pra eu andar de metrô sozinha usando ela", "essa calça é justa demais pra eu andar de ônibus sozinha usando ela.", "essa blusa é decotada demais pra eu caminhar sozinha na rua usando ela.", esses pensamentos surgem no automático, a realidade é que não podemos usar a roupa que bem entendemos em todos os lugares que frequentamos, principalmente desacompanhada. Sei que tem muitas mulheres destemidas por aí que mesmo com esse pensamento sai de casa com a roupa que tiver em mente, mas eu não sou assim.
É difícil ser mulher nos tempos de hoje. Chegou ao ponto da paranoia, temos medo de ficar sozinhas em casa e algum homem invadir. Temos medo de ir ao supermercado da esquina e no curto caminho até lá sermos assediadas. Temos medo de sair a noite, de caminhar, de passar por um grupo de homens. Passar em uma rua escura sozinha? Não consta. E quando talvez precisamos passar e acontece alguma coisa, pedimos pra que aquilo acontecesse por estar naquela rua, naquela hora, sozinhas, pois "ali não é lugar para mulheres".
   Agora já deixou de ser difícil ser mulher nos tempos de hoje, chegou ao ponto de ser traumatizante. Vemos noticias a cada instante sobre alguma mulher que foi brutalmente estuprada ou somos constantemente assediadas apenas por tirar o pé pra fora do portão de casa. São 11 mulheres estupradas a cada minuto no Brasil, esta informação fica latejando em minha cabeça como uma enxaqueca daquelas bem fortes. O que será de nós mulheres nos tempos de hoje? O que será da minha filha (se acaso eu tiver uma), nos tempos futuros?
   Quando me refiro a assédio, não me refiro apenas a estupro, ou algum tipo de violência física. Me refiro também a palavras, gestos e tudo que desrespeite uma mulher. Todas nós sabemos que mesmo se saíssemos de casa com uma calça larga de moletom bem broxante e uma camiseta masculina seriamos mesmo assim, chamadas de algo como gostosa, safada, princesa, gata, entre outras palavras que alguns homens insistem em dizer que são elogios, e que de alguma forma estamos sendo ingratas por não receber esse elogio da forma que eles querem. Sabe o que ainda temos que aguentar? Homens casados assediando outros mulher nas ruas, e desrespeitando não só a moça que caminha solitária, mas também a esposa que sabe Deus onde está enquanto ele toma uma atitude tão nojenta e repugnante. Não gostamos disso, odiamos pra ser mais sincera. Tem sim mulheres que se sentem bem ao ouvir um "gostosa" na rua, que da uma forcinha pra auto estima talvez. Mas no geral, é insuportável estar andando na rua da minha casa e ser chamado de qualquer coisa que seja de um desconhecido. Aprenda a conquistar uma mulher, e melhor, aprenda que não é assim que você vai ganhá-la. Se quer uma transa fácil, procure no jornal na parte dos anúncios eróticos. As mulheres que estão na rua não são fatias de filé mignom. Sei que nem todos os homens são assim, mas não nascemos com um sensor pra poder detectar qual irá nos assediar e qual não. Infelizmente! Pra muitos isso é drama, conversa fiada entre outros, mas para nós mulheres é rotina. E o que eu acho mais absurdo, e que sozinhas não somos respeitadas, mas se tivermos acompanhadas de algum homem, eles respeitam este homem.

O medo nos persegue constantemente, e ser mulher hoje é isso, é viver fugindo!
Respeite, a mulher que você assedia hoje, pode ser sua filha vitima de assédio.
Assédio
Insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém.