Essa pergunta está latejando em minha cabeça a alguns meses desde que vi uma page em uma rede social que força que o remédio contraceptivo anticoncepcional é um veneno e que causa TROMBOSE. Isso começou quando uma jovem postou que teve a doença e responsabilizou inteiramente o contraceptivo.
ATENÇÃO: Eu não sou médica, nem enfermeira e muito menos farmacêutica, apenas irei esclarecer certas duvidas sobre o assunto que está sendo bem polêmico.
O que é trombose venosa? De acordo com a SBACV, é uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias em um local ou momento não adequados -- não adequado porque a coagulação é um mecanismo de defesa do organismo. As veias mais comumente atingidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Os sintomas mais comuns são inchaço e dor.
O anticoncepcional causa sim o risco de ter a doença, mas isso não significa que TODAS as mulheres que tomarem a pílula terá trombose. Isso é algo que tem que ser estudado e examinado pelo médico, tem que analisar o histórico da paciente, familiar, se sofre de enxaqueca, se fuma ou se ah outros fatores de influência. Porem, mesmo que não tenha fatores, ainda assim ah uma chance pequena. Essa chance é igual a qualquer efeito colateral existente na bula do anticoncepcional tomado. Anticoncepcionais que tem presente em sua composição os hormônios: drospirenona, gestodeno ou desogestrel, tem um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver a doença. Os anticoncepcionais atuais (a partir da década de 90) oferecem maior risco, pois nos tempos antigos a pílula era composta apenas de progesterona, e as de hoje contem progesterona e estrogênio. Pode causar danos? SIM, como qualquer outro remédio que tem como função alterar os hormônios.
Eu sou completamente contra essas mulheres que estão compartilhando e estragando a reputação do contraceptivo, já que particularmente sempre o achei bem útil e mais agradável de usar, não só pra evitar gravidez. Mulher que usa, sabe que ajuda em outros fatores também muito importantes. Como vocês leram no parágrafo acima, não vão ser todas as mulheres que fazem o uso do anticoncepcional que vão ter a doença, essa campanha cresceu muito e perdeu o controle, mulheres compartilhando uma mentira que não está sendo esclarecida como devia. Antes de começar a tomar um anticoncepcional ou qualquer remédio, você deve procurar um médico e fazer os devidos exames. Mas mesmo assim ainda ah chances de acontecer, sabe por quê? Não dá pra ter certeza de nada nessa vida, e se for deixar de fazer tudo que causasse um problema, nem levantaríamos da cama pela manhã. Tire suas dúvidas, não tire conclusões precipitadas porque leu alguma coisa em uma rede social. Pesquise, vá atrás. Não prejudique sua vida ou se exponha o algo mais sério por que algo aconteceu a alguém.