quarta-feira, 20 de julho de 2016

Sonhos

   Na minha opinião sonhar é uma das coisas mais fascinantes da vida, fechar os olhos, entrar em um sono profundo e viver algo em sua cabeça como se realmente aquilo fosse real, tudo exatamente perfeito, não é como assistir TV ou ver um vídeo, você sente que está presente lá. Sigmund Freud teve sua obra Die Treumdeutung (A interpretação dos Sonhos) desvalorizada naquela época, a religião acreditava que os sonhos eram experiências premonitórias e supersticiosas, já Freud afastou essa ideia afirmando que sonhos eram fenômenos psíquicos onde realizávamos desejos inconscientes, ou seja, tudo que se passa pelo inconsciente de alguém e essa pessoa não dá muita importância a isso ou não nota, pode ser mostrado e apresentado a ela em sonhos. Em culturas antigas sonhar era uma maneira de se comunicar com o sobrenatural.
   Eu particularmente acredito que sonhos são sim pensamentos do inconsciente, coisas que deixamos passar, ignoramos e as vezes nem lembramos, pensamentos passados que vem a tona quando fechamos os olhos ao dormir. Temos também a sensação de sonhar acordado, muitas pessoas se sentem observando suas ações, como se estivesse fora do corpo, como se fosse um robô e estivesse a observar tudo que está fazendo, mas isso tem nome, um distúrbio muito desconhecido que tem o nome de desrealização-despersonalização, ou DP. Muitas pessoas nem percebem que tem consigo esse distúrbio, pois acreditam que sonhar acordado é algo natural e que acontece normalmente com muitas pessoas. O individuo pode adquiri-la através de depressão, transtorno bipolar e de personalidade ou naturalmente através de ansiedade e traumas vividos, tanto físicos quanto psicológicos. Mas não estou falando de sonhos somente pra mencionar os sonhos que temos quando dormimos ou quando estamos acordados, quero também falar sobre sonhos para a vida, aqueles desejos guardados que todo mundo tem, como viajar pelo mundo, comer comida indiana etc.
   Todo mundo tem sonhos para o futuro, as vezes dividem esses sonhos e as vezes os guardam por que não os consideram possíveis. Eu já sonhei com tanta coisa que simplesmente eu sonhava por sonhar, por achar bom ou muitas vezes bonito, como por exemplo ser modelo, cantora, policial, até Agente especial de alguma organização (mas isso é efeito das séries policiais), tá eu deixo vocês rirem. Esse era um sonho impossível realmente, por que pessoas baixinhas não têm futuro nenhum nessas áreas. E tem também os que não têm sonhos nenhum, aqueles que são "pé no chão" e esperam pra viver um dia de cada vez (o que eu particularmente acho mais racional), porem nem todo mundo e nem eu mesma sigo a razão, prefiro deixar minha mente me levar.

Mas e para vocês, o que é sonho? e o que vocês mais sonham para o futuro?
Me mandam por email: psicologisocial@hotmail.com
ou pelo direct do intagram: @psicologisocial

Obrigada pela leitura e volte sempre!

"O sonho é a satisfação de que o desejo se realize." - Sigmund Freud