sexta-feira, 21 de julho de 2017

"To doando meu cachorro..."

     Diversas vezes já vi publicações em grupos de desapego ou até mesmo de ONG's de animais de pessoas que estavam doando seus próprios cachorros, sempre tem um motivo como mudança, nascimento de um bebê, entre outros. Vou dar minha opinião sobre isso e já logo aviso, pode não agradar a maioria das pessoas, normalmente, as publicações que presencio são - "Estou doando meu cachorro de X anos, ele é dócil e não é bagunceiro. Motivo: Acabei de ter um bebê e o cão é muito ciumento." - Imaginem se essa frase fosse assim - "Estou doando meu filho de X anos, ele é dócil e não é bagunceiro. Motivo: Acabei de adotar um cachorro e meu filho é muito ciumento." Soa meio estranho e covarde, não é mesmo? Pois bem, é exatamente assim que eu vejo a primeira frase. E sempre questiono, por que filhos têm que ter mais valor que um cachorro ou um gato? Porque ele é irracional e não tem o dom de ser pensante, talvez porque ele seja mais independente, ou porque tenha pelos e ande com 4 patas. Não sei ao certo o porquê. Apenas sei que pra mim ambos têm o mesmo significado, assim como eu não abandonaria um filho, não abandonaria um cachorro. Assim como eu não doaria um filho, eu não doaria um cachorro que vive comigo a anos. Cachorro pode não ser pensante mas ele tem sentimentos, e isso é comprovado pela ciência. Acredito eu que se você adota um cachorro mas não tem conhecimento de seus dons, não devia nem chegar perto. Eles vão sempre amar seu amigo mais que a si mesmo, sempre vão cuidar mais do seu amigo que de si mesmos, eles são super protetores e carentes, sempre precisando de sua atenção. Vão se apegar a você de uma forma que nunca vão conseguir te apagar da memória. Então, a pessoa doa, e acha que ele vai esquecer dela e se apegar a outra. Está profundamente enganada, ele vai se apegar a outras pessoas sim, mas ele sempre vai pensar em você, se você chegar próximo a ele anos depois ele vai te reconhecer, ele vai reagir com saudade e vai ficar muito feliz. Eles não ficam chateados, eles não cortam relações, eles são simples e incrivelmente apaixonantes. 
     Animais não são roupas que você acha bonito, escolhe e quando se cansar da pra alguém. Eles têm sentimentos como nós, eles se apegam e eles sofrem, não vamos agir como se eles fossem apenas animais vazios que a gente faz carinho quando queremos, eles merecem e precisam de uma atenção especial. Não estão aqui pra competir com seus filhos, estão aqui pra terem o valor que eles merecem. Sim, eu sou suspeita pra falar sobre, pois já deixei claro no blog que eu não quero ter filhos, mas isso não significa que eu não saiba o significado de um filho pra uma mãe. Eu sou filha, e eu posso afirmar que o significado pode ser o mesmo, basta enxergar ele. Sim, é melhor doar pra alguém que abandonar, mas existe uma frase clichê, porém muito boa - "Não justifique um erro com outro erro." - As pessoas precisam entender que a gravidade é a mesma, só que de formas de ver diferentes, ele vai ser amado por alguém, pode ser que sim, mas pra sempre vai sentir falta da outra família. A não ser que a primeira família não saiba o valor desse animalzinho, e não tenha dado o amor que ele merecia, ai sim, eu concordo que tem que doar pra alguém que vá amá-lo. 
     Se for pararmos pra pensar, as pessoas que abandonam na rua tem esse mesmo pensamento - "Eu vou deixar aqui que alguém que gosta de animais vai pegar e cuidar." - NÃO. Essa é a atitude mais podre que um ser humano pode ter. Abandonar uma vida, largar ela em qualquer lugar sem garantia que ela vai ser encontrada, que com certeza vai passar fome, frio e ficar sozinha por longos e longos dias. Andamos nas ruas e vemos a maldade que isso faz. De coração partido só temos que observar e fazer o que puder, mas não tudo, porque é difícil pegar todos os animais de rua pra cuidar, isso exige dinheiro, muito dinheiro. Se cada um fizer a sua parte, não só a prefeitura das cidades como também a população, esse sofrimento vai acabar. Se você tem um filhote que não quer ficar, procure um dono pra ele, corre atrás. Abandonar nunca é a solução! Ame eles como eles nos amam, é tão bom e faz bem pra alma.

"Eles já nascem sabendo amar de uma forma que levamos a vida inteira para aprender."