segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Tráfico de Animais Silvestres e Extintos

   Não, esse assunto não é muito falado e menos ainda polêmico. Eu gostaria que fosse, mas pelo contrário, ele é evitado. Todos sabem que o tráfico de animais silvestres ou qualquer espécie que esteja entrando em extinção ou já esteja extinta, é proibido no Brasil. Mas como tudo que no Brasil é lei, isso também não tem nenhuma punição. Esse mercado é o que rende mais dinheiro no mundo todo, cerca de 20 bilhões de dólares enchem os bolsos de quem se aproveita de espécies selvagens, mesmo que tenham as mesmas espécies criadas em cativeiro para que possam ser criadas domesticamente. O problema não é só eles traficarem esses animais como se eles fossem roupas, mas também fazer barbaridades com eles, tratando-os exatamente como mercadorias. Alguns traficantes matam para não ser pegos em flagrante, Isso é uma monstruosidade sem limites e eu não podia deixar de escrever sobre isso aqui. 
   O maior problema é que eles não pagam nada mesmo quando são pegos em flagrante. Sim, a lei cobra multa de 5.000 por cada animal apreendido, mais 1 ano de condicional. Mas eles pagam? Não. Eles pagam uma cesta básica ou prestam serviços comunitários, quando a multa, o calote só resultaria na dificuldade de tirar passaporte ou um empréstimo no banco. Isso é punição onde? O Brasil é um país que sempre valorizado pela sua Fauna e sua Flora, eu espero que esse governo não deixe ele perder o que ele tem de melhor.
   Outra coisa que me deixou mais indignada, foi ao ver que transportam diversos animais por sedex e às vezes até pra fora do país. Isso é ridículo tanto pra policia quanto pra empresa que faz a entrega. Animal não é mercadoria, eles são como nós, e acredito-me que são melhores! 

Cuide deles, valorize eles, eles que ainda colocam um pouco de sentido nesse planeta que vivemos.