sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Boca Nervosa X Reeducação Alimentar

   Hoje em dia tenho reparado bastante nas pessoas, elas não têm meio termo, normalmente ou a pessoa come muito e de uma forma absurda, ou ela faz uma dieta muito radical. Obvio que tem pessoas que fazem direito, que vão ao nutricionista, fazem exercícios de forma controlada, mas isso é raro. As pessoas ou estão obcecada com a alimentação, ou estão completamente nem aí. “Mas Carol, o que isso tem a ver com psicologia?” Tudo minha gente. Esse assunto envolve 100% o psicológico.
  Vou começar explicando cada um deles, pois bem. Boca nervosa é quando uma pessoa não consegue controlar sua alimentação e acaba desenvolvendo uma compulsão alimentar. Dessa forma, a pessoa não percebe que está comendo mais do que deveria e não consegue controlar isso, por mais que ela tente. É uma situação bem difícil e delicada. Quanto a Reeducação Alimentar, não tem nada a ver com dietas, regimes ou jejuns. Tem haver com educar o estomago e ensiná-lo a comer da forma ideal, isso envolve comer a coisa certa, na hora certa, do modo certo e não significa parar de comer tudo que se mais gosta e é um malefício para a saúde.

   Eu trouxe 10 dicas maravilhosas para quem não sabe como resolver os problemas de boca nervosa, as leiam e leve para a vida:

1ª e mais importante: Corte as coisas que você não gosta tanto assim e não faz tanta questão de comer, e pare de comer elas definitivamente, assim você terá mais espaço para coisas que gosta mais. No meu caso, eu cortei pizza, hot dog, alguns doces e massas, por chocolate e hambúrguer. Sim, eu abri mão disso tudo pra poder comer mais chocolate, por que eu AMO tudo que tenha chocolate na composição.

2ª e não menos importante: Você não precisa explodir pra se sentir satisfeito com algum alimento, você não precisa exagerar em nada pra matar a vontade. Normalmente as pessoas nem sentem o gosto do que estão comendo, ou elas comem desesperadamente por ansiedade, por tristeza ou algo assim. Coma com vontade, coma pra saciar e verá a diferença que isso vai causar na sua alimentação. Eu por exemplo não preciso comer uma barra inteira pra matar a vontade, ou comer uma caixa de bombom. Um já é suficiente!

3ª: Não belisque achando que está comendo menos e que aquilo não vai fazer diferença, fique de fato às 3 horas sem comer NADA, ah não ser em caso de indicação médica de comer alguma fruta entre as refeições. Beslicar alimentos faz com que você coma mais do que deveria sem perceber, então separe de uma vez tudo que você tem vontade de comer, coma sem culpa e pronto.

4ª: Beba bastante água, sucos naturais ou de polpas. Evite os sucos de lata, eles têm a mesma quantidade de conservantes do refrigerante e faz tanto mal pra saúde quanto;

5ª: Evite comer depois das 21 horas da noite, o sistema digestivo precisa estar descansado durante a noite, pois forçá-lo a trabalhar pode prejudicar sua saúde dos demais órgãos.

6ª: Não coma com culpa, isso não ajuda e faz com que você não aproveite a comida. Se estiver disposto a comer, esteja disposto a aproveitar o sabor e o momento. Caso isso não vá acontecer, é melhor nem comer.

7ª: Sempre procure fazer alguma atividade física, não precisa ser academia, nem luta e nada que você não goste, pratique algum esporte, faca caminhada. Procure fazer alguma coisa que você goste e se sinta bem. Uma boa alimentação acompanhada de exercício não te garante um corpo sarado, mas garante uma boa saúde.

8ª: Use a dieta da compensação, vai rolar aquele evento no final de semana que você odiaria ficar sem comer? Use a semana a seu favor, reforce a dieta da semana anterior e da seguinte e coma sem culpa.

9ª: Se você tem problemas com ansiedade e isso atrapalha suas tentativas de fazer uma reeducação alimentar de sucesso, procure um profissional e trate com acompanhamento, assim depois você poderá tranquilamente colocar seus planos em pratica.

10ª: Se ame. Quando você se coloca em primeiro lugar e valoriza sua saúde e seu corpo, tudo fica mais fácil de fazer, ao menos de tentar. Então se dedique a si mesmo.


   EU NÃO SOU NUTRICIONISTA, NEM PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, apenas estou transmitindo minha experiência e alguns conhecimento para tentar ajudar. Converse com seu medico. Normalmente as pessoas idealizam que comer significa ser feliz, se você pensa que pra ser feliz você depende de comida, reveja seus conceitos e sua alimentação.