sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Boca Nervosa X Reeducação Alimentar

   Hoje em dia tenho reparado bastante nas pessoas, elas não têm meio termo, normalmente ou a pessoa come muito e de uma forma absurda, ou ela faz uma dieta muito radical. Obvio que tem pessoas que fazem direito, que vão ao nutricionista, fazem exercícios de forma controlada, mas isso é raro. As pessoas ou estão obcecada com a alimentação, ou estão completamente nem aí. “Mas Carol, o que isso tem a ver com psicologia?” Tudo minha gente. Esse assunto envolve 100% o psicológico.
  Vou começar explicando cada um deles, pois bem. Boca nervosa é quando uma pessoa não consegue controlar sua alimentação e acaba desenvolvendo uma compulsão alimentar. Dessa forma, a pessoa não percebe que está comendo mais do que deveria e não consegue controlar isso, por mais que ela tente. É uma situação bem difícil e delicada. Quanto a Reeducação Alimentar, não tem nada a ver com dietas, regimes ou jejuns. Tem haver com educar o estomago e ensiná-lo a comer da forma ideal, isso envolve comer a coisa certa, na hora certa, do modo certo e não significa parar de comer tudo que se mais gosta e é um malefício para a saúde.

   Eu trouxe 10 dicas maravilhosas para quem não sabe como resolver os problemas de boca nervosa, as leiam e leve para a vida:

1ª e mais importante: Corte as coisas que você não gosta tanto assim e não faz tanta questão de comer, e pare de comer elas definitivamente, assim você terá mais espaço para coisas que gosta mais. No meu caso, eu cortei pizza, hot dog, alguns doces e massas, por chocolate e hambúrguer. Sim, eu abri mão disso tudo pra poder comer mais chocolate, por que eu AMO tudo que tenha chocolate na composição.

2ª e não menos importante: Você não precisa explodir pra se sentir satisfeito com algum alimento, você não precisa exagerar em nada pra matar a vontade. Normalmente as pessoas nem sentem o gosto do que estão comendo, ou elas comem desesperadamente por ansiedade, por tristeza ou algo assim. Coma com vontade, coma pra saciar e verá a diferença que isso vai causar na sua alimentação. Eu por exemplo não preciso comer uma barra inteira pra matar a vontade, ou comer uma caixa de bombom. Um já é suficiente!

3ª: Não belisque achando que está comendo menos e que aquilo não vai fazer diferença, fique de fato às 3 horas sem comer NADA, ah não ser em caso de indicação médica de comer alguma fruta entre as refeições. Beslicar alimentos faz com que você coma mais do que deveria sem perceber, então separe de uma vez tudo que você tem vontade de comer, coma sem culpa e pronto.

4ª: Beba bastante água, sucos naturais ou de polpas. Evite os sucos de lata, eles têm a mesma quantidade de conservantes do refrigerante e faz tanto mal pra saúde quanto;

5ª: Evite comer depois das 21 horas da noite, o sistema digestivo precisa estar descansado durante a noite, pois forçá-lo a trabalhar pode prejudicar sua saúde dos demais órgãos.

6ª: Não coma com culpa, isso não ajuda e faz com que você não aproveite a comida. Se estiver disposto a comer, esteja disposto a aproveitar o sabor e o momento. Caso isso não vá acontecer, é melhor nem comer.

7ª: Sempre procure fazer alguma atividade física, não precisa ser academia, nem luta e nada que você não goste, pratique algum esporte, faca caminhada. Procure fazer alguma coisa que você goste e se sinta bem. Uma boa alimentação acompanhada de exercício não te garante um corpo sarado, mas garante uma boa saúde.

8ª: Use a dieta da compensação, vai rolar aquele evento no final de semana que você odiaria ficar sem comer? Use a semana a seu favor, reforce a dieta da semana anterior e da seguinte e coma sem culpa.

9ª: Se você tem problemas com ansiedade e isso atrapalha suas tentativas de fazer uma reeducação alimentar de sucesso, procure um profissional e trate com acompanhamento, assim depois você poderá tranquilamente colocar seus planos em pratica.

10ª: Se ame. Quando você se coloca em primeiro lugar e valoriza sua saúde e seu corpo, tudo fica mais fácil de fazer, ao menos de tentar. Então se dedique a si mesmo.


   EU NÃO SOU NUTRICIONISTA, NEM PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, apenas estou transmitindo minha experiência e alguns conhecimento para tentar ajudar. Converse com seu medico. Normalmente as pessoas idealizam que comer significa ser feliz, se você pensa que pra ser feliz você depende de comida, reveja seus conceitos e sua alimentação.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Egoísmo, Egocentrismo & Intransigente

   A maioria das pessoas hoje em dia não sabem conversar, debater ou trocar opiniões com outras pessoas.

O que você precisa saber;
Egoísmo: Amor exagerado aos próprios interesses e desrespeito ao de outros;
Egocentrismo: Comportamento voltado somente a si mesmo;
Intransigente: Inflexível e intolerante quanto a opiniões alheias, incapaz de respeitar.

   O que realmente mais me incomoda é fato de que eu gosto bastante de debater sobre diversos assuntos com outras pessoas, pra entender outros pensamentos. Quando eu conheço alguém que sabe discutir civilizadamente e expressar sua opinião de uma forma saudável, eu simplesmente quero conversar com a pessoa o dia inteiro. Agora, quando a pessoa não sabe se impor, não sabe onde está presente a linha tênue entre se expressar e agredir a opinião de alguém, eu realmente não consigo. Eu ultimamente tenho reparado que a maioria das pessoas frequentemente – bem mais frequente do que eu imaginava – têm problemas em aceitar o ponto de vista de outro ser humano, eles começam bem até perceber que seus argumentos são melhores que o dele, até nesse momento ele está sendo adulto.      Quando ele percebe que está por baixo, é ai que a coisa toda começa a esquentar e ele parte pra ofensa moral, física ou qualquer uma que venha a cabeça dele primeiro. Eu preciso deixar claro aqui que eu não vejo problemas em uma pessoa defender um ponto de vista e permanecer naquela ideia, desde que ela saiba argumentar sobre e caso ela não saiba ela apenas diga que é isso e pronto. Você não precisa tentar me convencer da mesma coisa que você está pensando, e muito pior falar mal pra que eu acredite nisso, até porque eu não vou.
   Simplesmente se sente no seu lugar, abaixe o seu tom de voz e de uma forma madura e delicada, expressa seu ponto de vista. Porque saber conversar e se impor, pode realmente fazer com que a pessoa que está conversando com você abra um pouco mais a cabeça e tente compreender seu ponto de vista. Enfim, quando você estiver disposto a conversar, se exponha, quando não estiver disposto a trocar argumentos, durma.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Tráfico de Animais Silvestres e Extintos

   Não, esse assunto não é muito falado e menos ainda polêmico. Eu gostaria que fosse, mas pelo contrário, ele é evitado. Todos sabem que o tráfico de animais silvestres ou qualquer espécie que esteja entrando em extinção ou já esteja extinta, é proibido no Brasil. Mas como tudo que no Brasil é lei, isso também não tem nenhuma punição. Esse mercado é o que rende mais dinheiro no mundo todo, cerca de 20 bilhões de dólares enchem os bolsos de quem se aproveita de espécies selvagens, mesmo que tenham as mesmas espécies criadas em cativeiro para que possam ser criadas domesticamente. O problema não é só eles traficarem esses animais como se eles fossem roupas, mas também fazer barbaridades com eles, tratando-os exatamente como mercadorias. Alguns traficantes matam para não ser pegos em flagrante, Isso é uma monstruosidade sem limites e eu não podia deixar de escrever sobre isso aqui. 
   O maior problema é que eles não pagam nada mesmo quando são pegos em flagrante. Sim, a lei cobra multa de 5.000 por cada animal apreendido, mais 1 ano de condicional. Mas eles pagam? Não. Eles pagam uma cesta básica ou prestam serviços comunitários, quando a multa, o calote só resultaria na dificuldade de tirar passaporte ou um empréstimo no banco. Isso é punição onde? O Brasil é um país que sempre valorizado pela sua Fauna e sua Flora, eu espero que esse governo não deixe ele perder o que ele tem de melhor.
   Outra coisa que me deixou mais indignada, foi ao ver que transportam diversos animais por sedex e às vezes até pra fora do país. Isso é ridículo tanto pra policia quanto pra empresa que faz a entrega. Animal não é mercadoria, eles são como nós, e acredito-me que são melhores! 

Cuide deles, valorize eles, eles que ainda colocam um pouco de sentido nesse planeta que vivemos.





sábado, 3 de dezembro de 2016

Como eu comecei

   Então galera, essa publicação vai ser um pouco diferente que as que costumo fazer, desta vez vou contar como decidi, porque e como comecei com o blog, a pedidos de leitores, como sempre. Bom, eu sempre gostei de escrever, expressar minha opinião, de debates, ajudar pessoas, entre outras coisas. Então resolvi unir todas essas coisas e na época criei um Orkut, sim, Orkut (risos),, o nome era "Sonho Adolescente", e na época eu fazia postagens sobre assuntos da adolescência, primeiro amor, mudança de corpo, relacionamento com os pais. E eu recebia muitas mensagens de crianças e às vezes até mulheres já adultas, pedindo conselhos sobre vários assuntos diversos. Todos sabiam que era eu que estava por trás daquele perfil, eu não mantinha nada em segredo e eu gostava daquilo, de ajudar. Foi ai então que decidi fazer faculdade de psicologia, eu tinha por volta dos 15 anos quando decidi criar o blog, no inicio o blog se chama "Relatos Inocentes", escrevia sobre o assunto e algum leitor contava a história dele a respeito do assunto, você pode ser, por exemplo, a publicação sobre Bullying e Seu Relato ou Suicídio e Seu Relato (basta clicar nos temas). Eu sempre gostei muito de ouvir e contar histórias, e hoje estou aqui dividindo com vocês a minha. 
   Hoje em dia eu já não penso mais em fazer psicologia, depois deste blog me apaixonei ainda mais pela escrita, pela vontade de ir atrás de opiniões e de expressar a minha visão sobre as coisas, então estou cogitando Jornalismo, vamos ver né,

Espero que vocês tenham gostado desse jeito novo de publicação. Obrigado por ler!