quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Cotas Raciais

   Nessa época de resultado do ENEM, matricula em faculdades etc., eu notei que um assunto está sendo muito comentado: COTA RACIAL... “Mas o que é isso?” Calma, eu vou explicar.
Cotas raciais são vagas “reservadas” para negros que toda faculdade deve manter, POR EXEMPLO, de 50 vagas, 10 são para negros. E eu resolvi expor MINHA OPINIÃO, que é o que eu faço no meu blog... Expor A MINHA opinião. Eu sou completamente contra as cotas, pois, negros não têm dificuldades, conseguem conquistar algo da mesma maneira que os brancos conseguem, com luta e determinação qualquer pessoa consegue, independente se é negra, branca, gorda, magra ou baixa.
   Eu sei que antigamente (bem antigamente) os negros sofreram com a Escravidão, e sofrem até hoje com o racismo. MAS, temos que analisar que, QUALQUER PESSOA pode ser vitima de preconceito. Desde que a pessoa é simplesmente uma pessoa, ela vai ser vitima de outras pessoas. Já pensou se vira bagunça? Cota para mulheres, cota para acima do peso, cotas para anões... A faculdade ia ser definida através de cotas.
   Eu não vou dizer que “se quer igualdade isso é injusto” porque isso é clichê demais. Mas todo mundo, TODO MUNDO tem a mesma capacidade. Quem teve escravos não foram os brancos de hoje em dia, quem não é racista não tem que pagar por quem é. Não é assim que o país funciona mais. Não é só o negro que tem chances de sofrer um preconceito ou dano cerebral. E no ramo da psicologia vemos como qualquer um pode ser vitima desse maldito preconceito que parecer ser pra sempre.
   Eu e muitas mulheres temos que suportar comentários diários só por ser mulher, e não podemos fazer muita coisa a respeito disso. Em minha opinião as leis alimentam o preconceito, e enquanto tratar negros como se eles fossem especiais, vai ser sempre assim. Imagine só um negro que entrou na faculdade através das cotas o bullying que ele está sujeito a sofrer? É relativo, claro, não estou generalizando.
   Apenas digo, todas as vagas devem ficar a disposição de quem conseguir o objetivo, de quem merecer, seja negro ou branco. Já que isso é apenas um detalhe. Não digo que o problema é facilitar, o problema aqui é facilitar só pra alguns, não para todos. São pessoas normais, sem deficiência alguma que estão sendo beneficiadas de alguma forma só por sua cor da pele, e isso pra mim é uma forma de preconceito. Pode não ter extinguido o racismo completamente e pra sempre, mas muita coisa já mudou, temos negros por toda a parte, o presidente dos Estados Unidos é negro, eu acho que já tem o respeito que merece, e o resto, como eu disse... Não respeita ninguém! Cotas deveriam ser para quem tem baixa renda, pobres, que não tem dinheiro para ir pra faculdade, ou comprar materiais.
Repito: Essa é a MINHA OPINIÃO.

Perguntei a pessoas conhecidas e desconhecidas se eram contra ou a favor.


Obrigado à todos que responderam a pesquisa!