sábado, 30 de janeiro de 2016

Liberdade de Expressão


   Hoje em dia é muito complicado toda essa história de Liberdade de expressão porque nem sempre temos essa liberdade. O certo seria, quando alguém começasse uma conversa sobre algum assunto, todos opinarem e ficar por isso, mas a maioria das vezes que começamos uma discussão sobre qualquer assunto que seja polêmica, da briga e não acaba muito bem, porque a maioria das pessoas não aceita a opinião dos outros, querem fazer que as pessoas pensem como elas, ou acha um absurdo a pessoa ter uma opinião diferente, o que acaba em briga. Debater sobre um assunto é pra ser uma discussão saudável e legal, conhecer opinião dos outros às vezes é interessante pra poder amadurecer as nossas. 
   Mas é claro que acontecem os mal entendidos, ás vezes soa como se a pessoa não aceitasse a opinião do outro, mas não é bem assim. Não é só por que alguém discordou e argumentou, significa que está tentado mudar seu pensamento ou fazer você pensar como ela. Debater é todos expor seus argumentos e pronto. O negócio é todo mundo respeitar a opinião de todo mundo, pois ninguém é dono da verdade, ou está 100% sobre tudo. Todo mundo pensa de uma forma sobre assuntos diversos, ás vezes vai achar alguém que pense como nós, mas é muito mais fácil achar alguém que não concorde com você do que alguém que pensa igual. Já comentei sobre vários assuntos aqui, até sobre Religião, Política, Homossexualismo, entre outros assuntos muito polêmicos e faço questão de colocar "MINHA OPINIÃO” bem destacada, pois sei que pode haver opiniões diferentes e iguais.
   Liberdade de expressão não é só através da fala, é também através de atitudes, seja intelectual, artísticas, cientifica ou de comunicação, independente de censura ou licença, É LEI. E você não pode ser preso, julgado, ou receber qualquer tipo de pena por isso. É um direito de qualquer cidadão ter seu pensamento a respeito de qualquer assunto e expressar isso da forma que bem entender.

É isso ai gente, vamos todos respeitar a opinião alheia e aprender a debater com maturidade.




sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Carnaval

   O país do carnaval, o Brasil, país onde o carnaval é tratado como se fosse o evento mais importante que se possa comemorar no ano, mas importante até que o próprio descobrimento do Brasil, no dia 22 de abril, o evento mais esperado e mais priorizado, onde cada cidade gasta milhõeeeeeeees de reais no investimento. Algumas pessoas esperam o ano inteiro para o carnaval, antes do Natal já estão ansiosíssimos. Mas, vamos então aos lados do carnaval, o lado bom e o lado nem tão bom assim. Lado bom do carnaval, obviamente para quem é festeiro e gosta da época, é a comemoração em si, festas e várias opções de cidades para escolher, juntar a turma e fazer bagunça, conhecer novas pessoas, ficar até de madrugada ou virar a noite, conhecer uns carinhas aqui e umas mocinhas ali, trio elétrico, Ivete Sangalo e muita diversão. Para quem não gosta também tem os lados bons, tem o feriado prolongado para descansar, para viajar e relaxar, para fazer um churrasquinho e ficar com a família, pra ficar com a(o) namorada(o) ou com os filhos, pra fazer passeio ou até briga de spray, só na brincadeira mesmo, barraquinhas com várias opções de comidas diferentes, pra quem gosta de dar uma saidinha pra comer, ou espera essas datas pra comer um churros ou um churrasquinho. Claro que tem o seu lado bom, se não tivesse não seria tão esperando, afinal, 4 dias para fazer o que você quiser e não ter é maravilhoso.
   Mas e o lado "nem tão bom assim"? Sabemos que carnaval é uma confusão de pessoas pra lá e pra cá o tempo todo, então não estamos 100% protegidos, principalmente nós mulheres, é lamentável ter que mencionar mas é a realidade, muitos homens chegam beijando, passando as mãos onde não devem sem nem pedir licença, e isso é completamente abusivo. Mulheres e homens completamente bêbados jogados por todas as partes, pessoas que só querem saber de sexo, álcool e drogas que muitas vezes estragam o carnaval de quem está ali para se divertir. Na rua chegamos a presenciar cenas terríveis, horripilantes, e ficamos realmente assustados. Infelizmente a época do ano em que casos de DST's, gravidez, mortes e acidentes são maiores, é sim no carnaval.
   Infelizmente algumas pessoas perdem sim o controle, e isso acaba prejudicando quem não tem nada haver com isso. Acidentes, álcool, drogas, muitas vitimas que vão para a comemoração com suas famílias, filhos, esposas ou maridos e acabam sofrendo acidente por crueldade de uma pessoa irresponsável. E infelizmente não tem como acabar com isso, algumas pessoas não pensam que aquela atitude não pode acabar somente com a vida dela, mas também com a vida de uma outra pessoa. Então galera, vamos pensar bastante antes de fazer qualquer coisa nesse carnaval, vamos tomar cuidado, aproveitar do nosso jeito, sem prejudicar ninguém. Se beber, pegue um táxi, se fizer sexo, use camisinha, NÃO USE DROGAS!!! 




quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Opiniões

Fabio
Eu sou contra, pois acho que todos deveriam entrar por seus méritos, mas como o Brasil é racista e por eles não haviam nenhum negro estudando essa cota os obriga a abrir vagas para negros e nesse caso sou a favor.

Gustavo
Contra, pois inteligência não está na cor e sim dentro da cabeça de cada um!

Rangell
Contra, cotas sociais teriam mais sentido e abrangeria mais pessoas, sem contar que cota racial é baseada em autodeclaraçao, o que aumenta irregularidades.

Caroline
Para mim cotas deveriam ser para pobres, porque assim como tem brancos, também têm negros privilegiados.

Karine
Sou negra e sou completamente contra as cotas. Minha inteligência não vem da minha cor, não preciso do governo me colocando como vítima na sociedade. Eu quero, posso e consigo sozinha.

Francine
Sou contra! Nós seres humanos não definimos nossa capacidade intelectual através da cor da pele. Quando se faz uma avaliação se sobressai quem souber mais e estiver mais preparado. Quando se aprova alguém por causa da sua cor de pele, não esta avaliando o principal: o seu conhecimento!

Laura
50% a favor e outros 50 contra... Pois existem muitos negros que ainda moram em lugares precários e infelizmente mesmo trabalhando não conseguiriam entrar em tal faculdade, porém sou contra, pois todos têm a mesma capacidade, e não é a cor que defini isso. Isso é um assunto muito complexo a ser discutido

Suellen
Sou contra! Penso que as universidades deveriam todas de um modo geral se posicionar contra as cotas para Negros, porque a constituição diz que somos todos iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, então porque essa de que tem que haver uma porcentagem para os negros. A Capacidade está dentro de cada ser humano, e não em função desta ou daquela cor. É um assunto polêmico.

Gabrielle
Contra, pois pra mim, fazer isso já é um tipo de preconceito contra eles, são pessoas normais sem nenhuma deficiência que podem assim como brancos, pardos, entrar normalmente pelo processo normal.

Lais
A favor, porque por mais que muitos falem "ah, não existe mais preconceito" é pura mentira! Se pesquisarmos um pouquinho vamos ver que o preconceito é muito comum no Brasil, inclusive está presente nas faculdades que muitas vezes não aceitariam negros se não fosse pela cota.

Lucas
Contra. Sou a favor da cota social em faculdades. Tem negro rico e branco pobre.

Isabella
Contra. Só porque eu sou branca eu tenho obrigação de ser mais inteligente? Cotas é coisa pra gente com vitimismo.

Gabriel
Contra, porque isso mostra o quanto nossas escolas públicas são ruins e ainda isso é uma forma de preconceito.

Yuri
Ah eu sou contra. Pra mim essas cotas seriam certas se fossem direcionadas para pessoas de classe baixa que na maioria dos casos não é o que acontece. Então por mim a oportunidade de um negro e um branco de classe média pode ser medida pelo esforço e competência e não pela cor.

Jefferson
Contra, porque a partir do momento em que se pede direitos iguais, ter esse tipo de benefícios foge do conceito “iguais”, até porque a capacidade de cada um não está definida na cor da pele, seja negros, brancos, amarelos ou pardos, isso não te faz mais ou menos capaz que ninguém, eu sou a favor dos meios de ajuda que existe para classe de baixa renda, definida por situação financeira sem envolver a cor da pele como fator a mais.

Jefferson
Contra, isso acaba “excluindo” eles e aumenta o preconceito. Ah anos eles não tinham oportunidades, mas já se passaram muitos anos desde aquela época.

Victorya
Sou completamente a favor! Não, negro não é incapaz de conseguir as coisas. Não, negro não é melhor do que ninguém e nem pior. Não, não estou dizendo que precisamos da cota para sermos melhores que ninguém. Porém a realidade de hoje é diferente, 78% da população negra estudam em escolas públicas que são precárias, acho que merecemos isso.


Obrigado a todos que expressaram suas opiniões.

Cotas Raciais

   Nessa época de resultado do ENEM, matricula em faculdades etc., eu notei que um assunto está sendo muito comentado: COTA RACIAL... “Mas o que é isso?” Calma, eu vou explicar.
Cotas raciais são vagas “reservadas” para negros que toda faculdade deve manter, POR EXEMPLO, de 50 vagas, 10 são para negros. E eu resolvi expor MINHA OPINIÃO, que é o que eu faço no meu blog... Expor A MINHA opinião. Eu sou completamente contra as cotas, pois, negros não têm dificuldades, conseguem conquistar algo da mesma maneira que os brancos conseguem, com luta e determinação qualquer pessoa consegue, independente se é negra, branca, gorda, magra ou baixa.
   Eu sei que antigamente (bem antigamente) os negros sofreram com a Escravidão, e sofrem até hoje com o racismo. MAS, temos que analisar que, QUALQUER PESSOA pode ser vitima de preconceito. Desde que a pessoa é simplesmente uma pessoa, ela vai ser vitima de outras pessoas. Já pensou se vira bagunça? Cota para mulheres, cota para acima do peso, cotas para anões... A faculdade ia ser definida através de cotas.
   Eu não vou dizer que “se quer igualdade isso é injusto” porque isso é clichê demais. Mas todo mundo, TODO MUNDO tem a mesma capacidade. Quem teve escravos não foram os brancos de hoje em dia, quem não é racista não tem que pagar por quem é. Não é assim que o país funciona mais. Não é só o negro que tem chances de sofrer um preconceito ou dano cerebral. E no ramo da psicologia vemos como qualquer um pode ser vitima desse maldito preconceito que parecer ser pra sempre.
   Eu e muitas mulheres temos que suportar comentários diários só por ser mulher, e não podemos fazer muita coisa a respeito disso. Em minha opinião as leis alimentam o preconceito, e enquanto tratar negros como se eles fossem especiais, vai ser sempre assim. Imagine só um negro que entrou na faculdade através das cotas o bullying que ele está sujeito a sofrer? É relativo, claro, não estou generalizando.
   Apenas digo, todas as vagas devem ficar a disposição de quem conseguir o objetivo, de quem merecer, seja negro ou branco. Já que isso é apenas um detalhe. Não digo que o problema é facilitar, o problema aqui é facilitar só pra alguns, não para todos. São pessoas normais, sem deficiência alguma que estão sendo beneficiadas de alguma forma só por sua cor da pele, e isso pra mim é uma forma de preconceito. Pode não ter extinguido o racismo completamente e pra sempre, mas muita coisa já mudou, temos negros por toda a parte, o presidente dos Estados Unidos é negro, eu acho que já tem o respeito que merece, e o resto, como eu disse... Não respeita ninguém! Cotas deveriam ser para quem tem baixa renda, pobres, que não tem dinheiro para ir pra faculdade, ou comprar materiais.
Repito: Essa é a MINHA OPINIÃO.

Perguntei a pessoas conhecidas e desconhecidas se eram contra ou a favor.


Obrigado à todos que responderam a pesquisa!