sábado, 26 de maio de 2018

DÓI SER MULHER

Texto que comecei a digitar um dia depois do dia Internacional da Mulher, mas só consegui prosseguir com ele hoje.

     Tem um tempo que eu não apareço por aqui, não estava sentindo necessidade de escrever, como todos sabem, eu escrevo a respeito do que me revolta ou quando sinto uma grande necessidade de escrever sobre um assunto. Eu senti essa necessidade hoje, um dia seguinte do dia internacional da mulher. Depois de ver um depoimento onde uma menina diz que 8 da manhã ouviu os cachorros latindo, era uma entrega de um buquê de flores para a vizinha, o marido mandou para parabenizar do dia da mulher. A meia noite ela novamente escuta o latido dos cachorros, era o mesmo marido batendo em sua vizinha. Isso me fez questionar, para que serve o "dia internacional da mulher" hoje?
Sim, o dia da mulher sempre teve e ainda tem muito valor para as feministas e suas conquistas históricas, como o voto, o direito de dirigir, de trabalhar, entre outros. Porem, fora esses direitos, falando de dia a dia, de vida. Para que esse dia serve? Para mulheres como eu e você ai que está lendo isso agora, você também sentiu a hipocrisia? Esse dia também foi difícil pra você assim como foi pra mim? Confesso que eu pensei que o dia da mulher não fosse mais acabar. Confesso também que venho aqui desabafar. Sim, a mulher conseguiu muitos direitos comparado a antes. Desde que o mundo é mundo, a mulher é sempre incapaz. Começando pelo início da história da humanidade, a perdição da raça humana, que comeu o fruto proibido. Quem? Eva. Antes de convencer que somos capazes, temos que convencer que somos mulheres. Sempre vamos ter que passar pela conversa de "estria é normal", "isso não é um peito caído, é um peito normal", "mulheres têm dobrinhas, é normal". Temos que convencer que somos o que somos. Que nosso corpo não é obra de arte pra ficar sendo admirada, que nós não somos um objeto sexual que anda e fala. Está todos tão cansados desse papo, todos tão cansados de que "mulheres também são pessoas", "você tem que me respeitar simplesmente por eu ser uma humana", mas está tão cansado e não consegue se quer por isso em prática?
     Eu estou cansada! Estou cansada de ser mulher. Sim, eu sei. Mulheres são fortes, mulheres são guerreiras, veja bem todas essas mulheres aqui... Ok, mulheres são guerreiras!!! Mas eu ESTOU CANSADA. Estou cansada de não conseguir sair um dia na rua, pra ir ao supermercado sem ouvir um comentário machista. Estou cansada de ouvir comentários machistas dentro da minha própria casa. Estou extremamente cansada da justificativa - "Mas ele é homem". Sexo não justifica nada, a capacidade de ambos é a mesma, os corpos reagem de formas diferentes? Não é só de cada sexo, cada corpo de cada pessoa reage de uma forma diferente.Dói ser mulher quando vejo uma mulher tentando denunciar um abuso e escuto - "Mas ela procurou". Dói ser mulher quando vejo uma menina, tão nova, que foi abusada. É difícil ser mulher quando quero ficar sentada no passeio em um domingo a tarde, em frente a minha casa e não consigo. Não consigo porque todo homem que passa, é um assovio, um "gostosa". É difícil quando quero ir na pracinha tomar um sorvete, mas mal consigo chegar na pracinha, porque sofro assédio antes mesmo de chegar lá. Dói quando penso em sair na rua, mas sei que assim que colocar o pé pra fora de casa, eu vou ser assediada... por ser mulher. Saber que se eu tiver acompanhada de um homem, vai tudo ocorrer bem, porque alguns homens só respeitam outros homens, eles não conseguem respeitar as mulheres. Dói saber que o número de mulheres que foram assediadas é maior do que eu imaginava e dói ainda mais saber que esse número só tende a crescer. Eu fiquei emocionada ao escrever esse texto, tive que parar por alguns dias, porem, percebi que devia voltar e continuar de onde parei. Depois de assistir a segunda temporada de 13 Reasons Why (Série Original Netflix). Eu vou fazer outra série especial aqui sobre a segunda temporada desta série. Fiquem atentos!
     Espero que um dia não precisamos mais convencer as pessoas que um assovio, um "gostosa" ou "princesa" de um desconhecido é SIM UM ASSÉDIO. Se você mulher acha normal esse tipo de coisa, porque com certeza você esta sendo manipulada pela cultura machista impregnada na sociedade. Não se iluda achando que isso é só uma forma de pensamento. Uma hora ou outra essas mulheres machistas vão perceber, só espero não ser tarde demais.