segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Vegetariano x Vegano

      Uma duvida que eu venho percebido é a confusão das pessoas em diferenciar os sistemas de alimentação. Sempre existiu e sempre estudamos os carnívoros, herbívoros e onívoros, mas ao longo do tempo criaram-se vegetarianos, veganos e ovo-lactos. Vou explicar para vocês cada categoria bem rápido e que transmita um fácil entendimento, depois vou dar minha opinião sobre o assunto. Quem ficar até o final, me avisa! ♥
  • Carnivorismo: Consumo apenas de carne. 
  • Herbivorismo: Consumo apenas de vegetais. 
  • Onivorismo: Se alimentam de plantas e carne. 
  • Vegetarianismo: Consumo apenas de vegetais no geral. (Arroz, feijão, alface, frutas, etc). Varia de pessoa para pessoa comer alimentos de origem animal (ovo e leite).
  • Veganismo: Consumo apenas de vegetais, restringindo o consumo ou o uso de quaisquer produtos com origem animais ou testado em animais. Indo desde alimentação a roupas e shampoos.
  • Ovo-lacto-vegetarianismo: Consumo apenas de ovos e produtos láctos (leite e derivados). 
Vale lembrar que nessa comunidade (vegetariana e vegana) não a muito um consenso sobre quem é o que. Eles apenas seguem seus princípios. Porem, eles têm em comum o fato de não comer nenhum tipo de carne.
       Agora sobre o que exatamente eu vim escrever? Sobre a campanha de algumas pessoas a respeito da situação. As pessoas dessa comunidade vem tentando divulgar a causa e fazer com que mais pessoas se tornem vegetarianas, porem, algumas pessoas não entendem o perigo que isso pode trazer e preciso alertá-los. O nosso corpo precisa de vitaminas, minerais e proteínas que são proporcionadas pela carne, cada carne tem o seu benefício quando digerida de forma correta. Quando cortamos esse alimento precisamos nos certificar que estamos comendo algo para suprir a falta que isso irá deixar no nosso organismo. Por isso, é necessário que tenha um acompanhamento com nutricionista, principalmente, para que o individuo não venha a ter problemas futuros com o corte da carne. Eu não concordo com uma divulgação muito brusca a respeito da atitude, acredito que isso venha de uma decisão pessoal, decisão que pode ser muitas vezes muito difícil. Uma força de vontade que exige muito de nós. Não é fácil pra uma pessoa que viveu a vida inteira comendo carne, simplesmente cortar a carne e pronto. É um processo doloroso e lento. No inicio se corta a carne por apenas um dia, mas depois vai ficando cada vez mais difícil comer a carne.
       Não adianta fazer campanhas ameaçadoras, que vai fazer as pessoas ficarem com peso na consciência, como por exemplo, dizer que animais são amigos e não alimento. Comer carne de animal é algo que está impregnado na nossa sociedade, principalmente a brasileira. O vegetarianismo já existia no Egito, no ano de 3,200 A.C. Porem, não era algo muito comum, normal e muito menos aceitado facilmente pelas pessoas. As pessoas não porem culpar ou julgar outras por se alimentarem de carne, você é vegetariano, defende a ideia, ótimo. Porem eu não sou, e não sou um monstro por isso. Assim como tal pessoa não é um monstro por comer ovo ou beber um copo de leite. Monstro é quem maltrata do animal e faz ele sentir dor. Eu sei que não sabemos de onde os alimentos vem e como chegam ao nosso prato, seria muito tranquilizante saber que a carne que estamos comendo foi feira da maneira mais correta possível, mas no mundo que vivemos nada é tão perfeito, acredite em mim, nada.
       Agora, eu acho muito mais fácil divulgar para que as pessoas não usem produtos de animais ou testados em animais, do que tentar convencê-las a algo que deve partir delas mesmas, para um benefício próprio. Não acho que uma pessoa seja melhor que a outras por simplesmente não comer carne, somos feitos de muito, mas muito mais que isso. Vamos começar a respeitar as escolhas e a forma de viver dos outros. Assim como eu gosto de viver da forma mais saudável que eu consigo e sou feliz com isso, outras pessoas são feliz comendo muito e outras são felizes não comendo carne. Cada um ficará feliz da sua forma e do seu jeito e devemos respeitar isso. Como já escrevi aqui, é simples conviver em sociedade, se você não acha certo comer carne, não coma. Se você não acha certo comer besteira, não coma. É simples!


Se você pretende virar vegano ou vegetariano, procure uma ajuda profissional. Não tente fazer isso sozinho, isso pode causar danos a seu corpo e sua mente.


Se eu me enganei com algo, me alertem! Obrigada.