terça-feira, 2 de maio de 2017

Escravidão Negra / Racismo

    A maioria das pessoas se confundem com o significado da palavra "racismo" ou "injúria racial", mas não os culpo, as pessoas automaticamente transmitem como se racismo se referisse diretamente a negros, não se engane. Racismo consiste no preconceito ou descriminação com base em raças (grupos de pessoas estabelecidas por características físicas ou não (cor de pele, do cabelo, tamanho, religião etc), ou seja, qualquer pessoa pode ser vitima de racismo a partir do momento em que outro individua de uma raça se sente superior e se sente no direito de dominar um individuo de outra raça. Consiste no fato de pessoas que acham que características físicas as tornam melhores que alguém, como Hitler que idealizava que o homem perfeito era alemão, loiro, forte, dos olhos azuis e nazistas, qualquer um que não seguisse esses padrões era dizimado. Os judeus que sofreram mais com isso, mas não só eles como também cristãos, negros e quaisquer outros que eram diferentes, principalmente, todos que não os seguia. Hitler pode sim ser o símbolo do racismo, ele matou mais de 6 milhões de pessoas sem motivo nenhum, ele quase dizimou uma raça (judeus) por simplesmente serem de outra raça. A partir do momento que você se considera superior a alguém por motivos raciais, você é um racista SIM e está cometendo um crime. 
    Racismo é diferente de Injúria Racial, não vamos confundir. Injuriar é o ato de ofender alguém por elementos de raça. O racismo é muito mais grave e vai muito mais afundo que a Injuria Racial (não estou desvalorizando o crime, é grave também). Então parem, por favor, de questionar porque apenas a discriminação com negros é crime, pesquisem, pois qualquer discriminação racial é crime, qualquer injúria racial é crime, não apenas contra negros, mas contra qualquer um por motivos já citados. Porem vinho aqui para falar sobre a discriminação contra negros, e não só a atual. Gostaria de voltar um pouco, na Idade Antiga já havia escravos, contudo eram prisioneiros de guerra e pessoas com dividas. A escravidão aconteceu pelo mundo todo em diversas regiões, é difícil dizer exatamente onde ela começou, mas hoje quero falar sobre um assunto que me machucou por dentro, a Escravidão Negra, Tudo começou com os europeus, os portugueses foram os primeiros a estrear o tráfico humano, mas se fortaleceu depois da descoberta das Américas, foi ai que desenvolveu-se um cruel mercado de homens, mulheres e crianças entre a África e a América. Eu estudei escravidão na escola, estudei a escravidão no mundo, no Brasil. Eu tinha certa noção e já sabia das barbáries que os negros sofreram nas mãos do mundo, mas recentemente eu vi uma cena na qual eu senti. Uma cena onde mostrava detalhadamente negros sendo chicoteados, humilhados e maltratados apenas por serem negros, eu sempre me recusei a assistir esse tipo de cena e nessa eu entendi o motivo, eu sofri. Eu me questionei e me questiono COMO. Em minha opinião a escravidão foi o ápice da raça humano, foi a maior crueldade e covardia na qual eu não consigo falar sobre. Eu sofro apenas de lembrar, e me dói. Dói-me saber que o ser humano se deu a esse ato de desumanidade, que pra eles isso era normal, que isso fazia parte de rotina e que um ser humano, apenas por ter um nível mais alto de melanina, era cruelmente maltrato e tratado pior que lixo. Como alguém pode se sentir tão superior a alguém a esse nível e como ninguém fez nada é o que me encasqueta. Eu tenho vergonha de ser humana, eu não tenho palavras pra expressar o que eu sinto a respeito desse assunto, o que eu sinto a respeito de racistas, de preconceituosos, de pessoas que inferiorizam outras por características físicas, econômicas, ou seja, lá qual for. Se pararmos pra pensar pessoas que discriminam negros são ignorantes, pessoas que não devem ter nem a noção mínima de conhecimento, pois nem sabem que o fato da cor da pele ser diferente é apenas melanina, nada alem disso. Não tem nada que os torne menos ou mais, ninguém. Todos somos iguais, e não estou falando perante e religião, estou falando biologicamente. Claro que contem diferenças, mas são diferenças essenciais, e são elas que os tornam especiais e não inferiores. Temos ai 300 anos de dividas com os negros para poder pagar e muitos em vez disso, ainda vivem a discriminação e fazem questão de trazê-la para os dias atuais, desnecessário. 
     Os dias atuais devem ser formados por pessoas com humanidade, por pessoas que respeitam e sempre vão amar um ao outro, cor da pele é só cor da pele. Os brasileiros precisam criar suas raízes, porque sinceramente eu acho que ainda não criamos, acho que o Brasil ainda não pertence aos brasileiros e está meio longe de pertencer. Sempre vivemos as sombras da Europa e hoje em dia estamos comendo os restos dos Estados Unidos, precisamos florescer sozinhos. Esse renascimento começa de dentro de cada um de nós. O Brasil é o país mais interracial existente, é onde deveria fluir mais amor com raças distintas, mas não é isso que vemos no dia a dia. As marcas da escravidão vão sempre nos seguir, mas acredito que isso nos deixa mais forte, e deixa mais ridicularizado quem ainda compartilha o preconceito. Deixe fluir o amor! A Raça Negra é tão maravilhosa, sua cultura, suas danças, suas músicas, seus traços, Entenda-a mais, estude-a mais e irá entender o que eu digo.