domingo, 28 de maio de 2017

Massacre de Realengo

    Esse é no Brasil, minha gente. O Brasil não é acostumado com catástrofes, tanto naturais quanto acidentais. Então, quando alguma acontece o povo fica assustado e realmente não sabe como lidar a respeito. No 7 de abril de 2011 aconteceu o primeiro e único massacre em escolas do Brasil, por volta das 8h30min da manhã, na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada em Realengo no Rio de Janeiro, Wellington Menezes de Oliveira de 23 anos, invadiu a escola armado com 2 revólveres e começou a disparar contra os alunos presentes. No dia ele tirou a vida de 12 crianças entre 13 e 16 anos, deixando mais 13 feridos, o agressor foi interceptado por policiais, logo cometendo suicídio. Acho que a maioria das pessoas vai lembrar ou já ouviu falar sobre isso. 
   Como sempre o motivo por Wellington ter feito isso é incerto, mas declarações de pessoas próximas apontam que o atirador sofria bullying e pesquisava muito sobre atentados terroristas e grupos religiosos fundamentalistas. Wellington estudou na escola Tasso da Silveira até a 8ª série (9º ano) e tinha problemas psiquiátricos que se agravaram muito após a morte de sua mãe adotiva, Dicéa Menezes de Oliveira. Em uma carta, ele declarou: "Muitas vezes aconteceu comigo de ser agredido por um grupo, e todos os que estavam por perto debochavam, se divertiam com as humilhações que eu sofria, sem se importar com meus sentimentos". E logo uma ex-colega de escola de Wellington declarou: "Certa vez no colégio pegaram Wellington de cabeça para baixo, botaram dentro da privada e deram descarga. Algumas pessoas instigavam as meninas: 'Vai lá, mexe com ele'. Ou até o incentivo delas mesmo: 'Vamos brincar com ele, vamos sacanear'. As meninas passavam a mão nele (...). Esses maus-tratos aconteceram em 2001. Naquele ano, em 11 de setembro, o maior ataque terrorista de todos os tempos virou obsessão para Wellington". Ele não tinha convivência social, ficava sempre no computador, não convivia nem com a própria família. Seus irmãos resolveram fiscalizar seu computador após a morte de sua mãe e descobriu a compra das armas, o histórico de pesquisar sobre terroristas e aulas de tiro. 
    Antes de morrer Wellington escreveu uma carta, com alguns desejos, nenhum dos desejos foi atendido. Depois de ler a carta, pergunto-lhes: Será que ele realmente não sabia a diferença entre certo e errado? Eu acredito que sim, ele sabia, mas não se importava. Ele sabia que os cachorros eram criaturas que mereciam uma atenção especial e achava que o ser humano não, por tudo que sofreu. Ele foi abandonado pela mãe, que sofria de problemas psicológicos, assim como ele. Sua mãe adotiva era mais idosa e seus irmãos adotivos já eram casados, ele sofreu bullying na escola e simplesmente achava que o ser humano não merece nada do que tem. Ele banalizava completamente a vida humana, inclusive a dele mesmo. As pessoas o ensinaram a pensar assim, a convivência dele com os outros, o pouco tempo que teve, o fez pensar assim. Como eu disse na publicação do Massacre de Columbine, não é motivo pra matar 12 crianças inocentes, mas, se alguém tivesse ajudado, talvez aquilo não teria acontecido. Se seus irmãos tivesse desconfiado, será que comprar armas, ver ataques terroristas e fazer aulas de tiro não é suficiente pra desconfiar? Não conhecemos totalmente as pessoas, e isso deveria nos levar a não praticar bullying, não ser cruéis e também desconfiar, até mesmo de pessoas próximas. 




Carta de Wellington

“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna.

Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu peço por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi.”
— Wellington Menezes de Oliveira

Matéria sobre o Massacre de Realengo 

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Massacre de Columbine

    Esse massacre aconteceu no dia 20 de abril de 1999 na Columbine High School, uma área não incorporada do Colorado, nos Estados Unidos. No massacre foram mortos 12 alunos e um professor, deixando 25 pessoas feridas. Além do tiroteio o massacre também envolveu bombas para afastar os bombeiros, tanques de propano convertidos em bombas colocados na lanchonete, 99 dispositivos explosivos e carro-bomba. Os autores do crime foram identificados como Eric Harris e Dylan Klebold, ambos tinham 18 anos. E não só mataram aquelas pessoas como também se suicidaram no local. Apesar de ser dito que os dois sofriam bullying e eram solitários, esses relatos foram dados como falsos. Os dois já haviam ficha na policia, por arrombamento, roubo, trapaça e invasão. Depois de serem acusados um policial ofereceu limpar seus históricos se eles aceitassem receber acompanhamento psicológico e obedecer a lei. Eric foi obrigado a frequentar aulas de controle da raiva e deixou uma impressão favorável. Eles se comportaram tão bem que o policial os liberaram do programa antes da data de vencimento. 
    Os dois jovens escreveram muito em seu diário sobre o que iam fazer no massacre, mas nunca o porquê de o fazer. A policia encontrou um diário no quarto de Eric que continha todas as informações sobre o que eles pretendiam fazer depois das 5 da manhã do dia 20 de abril. No diário o rapaz escreveu sobre outros massacres acontecidos em solo americano. Ele escreveu também que queria explodir a escola e não só atirar, mas esse ato não foi possível já que as bombas deixadas na lanchonete não explodiram como o esperado. Eric também tinha um site no qual escreveu sobre estar fabricando bombas, e também publicou músicas do alemão Sascha, a data de um dos álbuns coincidiam com a data do massacre e com o aniversário de Adolf Hitler. Eric mencionou todas essas "coincidências" em seu diário. O fato de o massacre ter ocorrido na data do aniversário de Hitler levou a mídia a especular que Eric e Dylan eram Nazistas.
    Em uma página de seu diário Eric escreveu "Eu odeio vocês por me deixarem fora de tantas coisas divertidas. E não, não... digam: "Bem, isso é culpa sua", porque não é, vocês tinham meu número de telefone, e eu perguntei e tudo, mas não. Não não não não deixem o GAROTO esquisito Eric vir junto.". E Dylan declarou  "Vocês estão dando merda pra gente há anos. Porra, vocês vão pagar por toda essa merda! Nós não estamos nem aí. Porque vamos morrer fazendo isso". Colegas próximos a Dylan e Eric relatam que eles sofriam bullying e eram constantemente incomodados por outros alunos. Vários pais e até mesmo funcionários da escola relaram que o bullying na escola era excessivo, não só com os dois jovens.  Nathan Vanderau observou que uma "xícara de matéria fecal" foi jogada neles. "As pessoas os cercavam no refeitório da lanchonete e esguichavam pacotes de ketchup neles, rindo deles, chamando-os de boiolas", diz Brooks Brown. "Isso acontecia enquanto os professores olhavam, eles não conseguiam se defender, eles ficavam sujos de ketchup o dia inteiro e iam para casa cobertos com ele.". Em seu livro, No Easy Answers: The Truth Behind Death at Columbine, Brooks Brown escreveu que Eric nasceu com uma leve endentação no peito. Isso fazia ele não querer tirar sua camisa na aula de ginástica, pois outros alunos ririam dele. "Muita tensão na escola veio da classe acima da nossa", afirma Chad Laughlin. "Haviam pessoas que tinham medo de passar por uma mesa onde você sabia que não pertencia, coisas assim. Certos grupos certamente obtinham tratamento preferencial em todos os sentidos. Eu flagrei o finalzinho de um incidente realmente horrível, e eu sei que Dylan disse para sua mãe que foi o pior dia de sua vida." Este incidente, de acordo com Chad Laughlin, envolvia alunos seniores arremessando "absorventes internos cobertos de ketchup" em Dylan, no refeitório da lanchonete. E ainda têm pessoas que duvidam que eles fizeram isso como consequência do bullying. Eu falo com clareza que eu não duvido nada disso, na minha opinião eles fizeram sim por bullying, sofreram tanto bullying naquela escola que um dia resolveram tomar alguma atitude. Não estou dizendo que eles são inocentes ou que isso é justificativa, estou apenas dizendo que tinha outra alternativa, que eles precisavam de ajuda e ninguém se opôs. É muito normal atos de bullying acontecer na frente de professores e eles não tomarem nenhuma atitude a respeito disso. É impossível encontrar palavras pra descrever isso, eles começaram um acompanhamento com psicólogos que não foi finalizado. As pessoas podem fingir, e fingem muito bem, como ninguém percebeu isso a tempo? Eles não só acabaram com a vida deles, mas acabaram também com mais 13 vidas. Como eu disse na outra publicação, quando alguém tiver triste, não zombe, estenda a mão.



terça-feira, 23 de maio de 2017

Massacre em Escolas

    O mundo já foi perturbado com diversos massacres em escolas, inclusive o Brasil. Isso me leva a questionar o motivo, o que levou esses agressores a esse ponto? Vamos combinar que pegar uma arma e atirar em várias pessoas não é algo que fazemos normalmente sem motivo. 
Efetuei algumas pesquisas sobre alguns massacres, já escrevi sobre bullying diversas vezes aqui no blog, já mencionei o cyberbullying, mas nunca falei sobre uma das consequências que podem ser causadas pelo bullying. Mas não é apenas o bullying que vai levar alguém a cometer essas atrocidades, mas sim o fato dele ser um gatilho para muitos outros problemas, como por exemplo, depressão, problemas mentais, psicopatia, etc. Nem todos os agressores sofrem bullying, alguns até mesmo praticaram, mas não precisamos sofrer bullying pra sofrer de depressão ou outros problemas psicológicos não é? Vou falar um pouco nos EUA, porque lá é o principal alvo desses massacres e tem um deles como o maior. O ensino médio nos Estados Unidos pode ser difícil, exige muito e muitos jovens acabam desenvolvendo depressão e problemas por não darem conta. O ensino médio americano é conhecido por ser cruel, como já mencionei aqui quando escrevi sobre a série 13 reasons why (Os 13 porquês). Sabemos que lá eles passam a maior parte do dia no colégio, e que são socialmente divididos em grupos, isso que normalmente é o ponto frágil do bullying. Se o adolescente tem dificuldades em se socializar, em participar de um grupo, ele é terrivelmente discriminado e excluído pelos outros. O fato da carga horária ser muito pesada e exigir muito também coopera com depressões e alimenta sentimentos que devem ser apagados. Já no Brasil, o principal motivo para o massacre, foi o Bullying. 
    Então, voltamos ao fato de pessoas dizendo que o bullying não é algo sério que deveria ser conversado, agora lhes digo e lhes provo, o bullying é cruel e ele traz diversas consequências para quem sofre e para pessoas que não tem absolutamente nada haver com isso. Normalmente quem tem depressão não quer machucar os outros, mas sim a si mesmo, mas esses casos específicos de bullying, eles querem machucar quem os fez sofrer e passar por tudo aquilo, na cabeça deles, foi a escola. Eu sofri bullying quando criança e até pouco tempo eu odiava a escola, fugia até de passar próximo a ela, de acordo com meus pensamentos os alunos fazem a escola. Os professores ainda não falam no assunto como deveria ser falado, o assunto não merece a gravidade que tem, por que bullying é algo que pode trazer coisas indesejadas, como citado. 
    Depois dos massacres ocorridos nos EUA, os colégios aumentaram as seguranças e tem politicas praticamente intoleráveis, mas será que falam a respeito do bullyiing? Será que ele diminuiu? De acordo com as minhas pesquisas, não. Um menino de 9 anos, Jackson Grubb, se suicidou em West Virginia por sofrer bullying da vizinhança e na escola. A última noticia a respeito foi em setembro de 2016, ou seja, ainda acontece essas coisas, ainda não se fala no assunto. Ainda não se volta para o psicológico dos alunos, o que é mais importante que inteligência. Adianta ser extremamente inteligente e prestativo, se dali uns anos vai matar alguns alunos e a si mesmo? Não. Problemas psicológicos tem que ser respeitados e merecem uma atenção especial. O psicológico pode controlar alguém, parece história de filme né? Mas não é. São massacres e suicídios que podem ser resolvidos com ajuda, jovens que precisam ser vistos. Talvez tenha algum na sua turma que futuramente faça um dos dois, e falar que não tem como saber é complicado, porque eles dão sinais. Quem tem problemas com bullying demonstra que tem, normalmente em casa ou na escola, mas sempre mostra. Em vez de zombar, estenda a mão e ofereça um pouco de ajuda. Isso não te torna menor que ninguém, muito pelo contrário, te torna mais humano e talvez um dia você salve mais vidas do que imaginou. Papo de quem quer salvar o mundo? Não, papo de quem um dia já precisou de uma mão pra segurar e não teve. Seja melhor que alguns, ofereça um abraço a quem parece precisar de um, ofereça um ombro pra chorar, nem que seja só para ouvir, mas ofereça alguma coisa.

Os próximos posts será contando histórias de massacres, fiquem ligados. :)


quinta-feira, 18 de maio de 2017

Faxina no Brasil

     O Brasil está passando por um momento que confesso que eu esperei a vida inteira. Ontem vazou um audio do nosso atual presidente Michel Temer sugerindo aval a compra do silêncio de Cunha, que está preso, tivemos Aécio Neves deixando o comando do PSDB, também tem a irmã de Aécio, Andréa Neves, presa pela Policia Federal, toda essa "faxina" é para o bem do Brasil? Tenho que perguntar! Eu não sei. Precisamos ver no que tudo isso vai dar. Ah dias vamos acompanhando a investigação ao ex-presidente Lula, mas o que não sabemos é, se tudo isso de fato vai parar em algum lugar. O Brasil sempre esteve precisando dessas limpezas, sempre esteve precisando começar do zero, tirar todos os políticos corruptos e ser um país descente. O brasileiro sempre soube que os políticos são ladrões e mesmo assim parece se chocar com o que está acontecendo. O brasileiro sempre pediu por uma reforma política, mas define tudo isso como desordem e crise. Parem de tapar o sol com a peneira. Vocês queriam alguém limpando a bagunça de vocês e agora tem. Não estou dizendo que a culpa também não é minha, por que é. Eu deixei de votar eleição passada e isso foi um erro. Sempre que o brasileiro se desviar do seu único direito conseguido, que é o voto, esse país não vai sair do lugar. Eu sei que todos são corruptos, que nenhum é confiável, mas vamos arregaçar as mangas e tomar alguma atitude. Colocar caras novas no poder, não estou falando de idade, estou falando pra larga de lado Lula, Dilma, Temer, Aécio, todos.
    Temos que começar a parar de reclamar, de aceitar e agir. Não basta mais apenas saber que os políticos estão nos roubando, não basta mais aceitar e conviver com isso. Vote, pesquise sobre quem está votando e se preciso sugue até a alma dele. O Brasil é uma república, tem uma cara no comando mas não é ela quem comanda, quem comanda somos nós, o povo. E se os políticos estão roubando, se o país não tem lei, se o país não é bom de viver, a culpa é de quem? É muito fácil colocar uma cara no poder pra culpar, é muito fácil tirar o seu da reta e apenas ficar em casa observando o caos ser plantado. Uma coisa leva a outra, se você sai da saiu da tua casa e protestou contra a Dilma, a culpa é sua. Se não eleição passada você votou nulo ou em branco, a culpa é sua. Se enquanto o Brasil está pegando fogo, você ficou no computador ou no celular compartilhando memes e fazendo disso uma piada, a culpa também é sua. 
     O brasileiro tende sim a levar tudo na brincadeira, na "zoeira", eu poderia dizer que é por isso que o país não vai pra frente, mas prefiro dizer que o Brasil não vai pra frente por culpa NOSSA, por culpa dos brasileiros. Somos conhecidos lá fora por macacos, ou índios, e pra eles não interessa se é negro, branco, ou se tem cabelo liso. Para o exterior, brasileiro é animal. Isso não é vergonhoso? Onde fica toda a nossa cultura, todas as coisas lindas que eles saem lá do país deles pra vir ver aqui? Tudo que acontece aqui é sujo, o futebol é sujo, a política é suja, morar aqui é sujeira, mas posso garantir pra vocês que nenhum país é perfeito, se aparentemente está tudo limpo, experimente tirar o tapete e vai encontrar toda a sujeira. Idolatramos países (EUA) sem o menor motivo, eles também têm as dificuldades deles, os problemas deles, mas são conhecidos de uma forma impressionante, por que eles transmitem isso para as pessoas. Os brasileiros só transmitem decepção, isso tem que acabar. Já cansei de dizer e não vou parar de repetir, comece a mudança por você mesmo. O Brasil é formado por habitantes, sem cada um de nós isso aqui não é nada. Não é só porque viemos da ralé que devemos ser pior que eles. O país pode melhorar, eu sinto que pode. O Brasil não é só bala perdida, assalto, cadeia e político corrupto, o Brasil é muito mais que isso, o Brasil é Minas, é Bahia e Amazonas. O Brasil é carnaval, frevo e chimarrão. O Brasil é cultura, faça parte dessa cultura!



sexta-feira, 12 de maio de 2017

Estado Islâmico / Terrorismo

    Mesmo hoje em dia tendo internet fácil para a grande maioria das pessoas, mesmo com jornais na TV o tempo todo e muitos meios de informação, algumas pessoas ainda acreditam que Estado Islâmico, Afeganistão, Arábia Saudita, Paquistão e Iraque são tudo a mesma coisa, como se todos fossem o mesmo país, só que com diversos nomes. O que com certeza consigo compreender, já que nenhuma noticia é mais especifica sobre o Estado Islâmico. Vou então dar uma breve resumida pra vocês, assim como dei sobre a Guerra Civil da Síria:

Estado Islâmico no Iraque e na Sitia (ISIS) surgiu em 2013 como um braço da Al-Qaeda conhecida no Brasil como Alcaida, uma organização terrorista que mais assombra todo o mundo, criada por Osama Bin Laden, o responsável pelo atentado as Torres Gêmeas nos EUA. Porem, em 2015 os grupos romperam seus laços e os mais extremistas nomearam apenas de Estado Islâmico, Junto com a mudança do nome, mudaram-se as regras. Iriam monopolizar o domínio com força, ou seja, violência. Alem de acreditarem que estarão presentes no Juízo Final, o Estado Islâmico também acredita que tem um papel importante a cumprir no Dia do Juízo Final, ou seja, eles vão escolher quem merece ir para o céu e para o inferno. Assim como atualmente, eles escolhem quem merece viver e morrer. Eles acreditam que são os únicos e reais fiéis, o resto do mundo é infiel e vai destruir sua religião.

Islamismo, Islã e Islão se referem à mesma religião, criada por Maomé no Século 7 e articulada pelo Alcorão. Os islamitas acreditam apenas em um Deus (Alá) e ele é único e incomparável, e a função deles é apenas adora-lo. Também divida em dois grupos, o Sunismo que acredita nos ensinamentos de Maomé e dos 4 profetas. E o Xiismo, que consideram apenas Ali, o verdadeiro sucessor de Maomé. O Estado Islâmico é Xiita

   Porem, não acredite que Islã e Estado Islâmico são a mesma coisa. O Estado Islâmico são terroristas e extremistas, acreditam que são perfeitos, quem não segue a religião da maneira deles, não merece viver. E quem não segue a religião deles, merece sofrer. Vemos noticias mostrando as monstruosidades que o EI pratica no Iraque e na Síria, massacrando e eliminando todos que eles acham que merecem, como se eles fossem algum tipo de juiz, brincando de Deus e decidindo que morre e quem vive. Não estou aqui pra falar minha opinião, estou aqui pra mostrar minha indignação a respeito disso. As pessoas têm o direito de seguir a religião que elas querem, todos somos pessoas diferentes, todos têm pensamentos diferentes e acreditamos em coisas diferentes. Existem muitas religiões pelo mundo, as que ainda existem e as que deixaram de existir, isso não importa. Cada um segue aquilo que acredita. Não importa se ele acredita em um Deus, dois deuses ou mais. Se ele acredita que uma Tartaruga criou o universo, NÃO INTERESSA. Temos o Livre Arbítrio bíblico, temos a Liberdade de Expressão por lei, por ser humanos pensantes. Tivemos o privilégio de pensar, e mesmo assim erramos. O ser humano é assim, ele erra, tem defeitos. Mas já dizia Bruno Alencar - "Errar é humano. Mas permanecer no erro é burrice." Eu já perdi a fé na humanidade, me perdoem, mas eu não consigo mais. Anos e anos, e a guerra por religião não acaba. A guerra por poder, à guerra pra decidir quem manda e quem obedece, ela nunca acaba. "O maior sonho do oprimido é ser opressor" - Paulo Freire. Todo mundo que um dia já esteve embaixo, ou está, sonha em subir e ficar por cima de tudo e de todos, em mandar e ter alguém ali pra obedecer. 
    Eu não acredito mais que tudo isso seja por religião, não acho que possa dizer que esses fanáticos e extremistas são religiosos, eles são tudo, menos isso. A religião transmite amor, seja la qual for esse seu fundamento. Não existe outro. Esses extremistas compartilham ódio, fanatismo, guerra e caos. E os poderosos em vez de fazer parar, observam para ver no que dá. As maiores potências mundiais atacam de voltam, formam uma guerra, não fazem nada pra acabar de vez. Sinto que Hitler morreu, mas suas atitudes permanecem vivas pelo mundo. Eles não matam 6 bilhões de pessoas, mas matam 100 aqui e 200 ali sempre. - Confesso, tenho medo que chegue a 6 bilhões. - O motivo é o mesmo, o pensamento egocêntrico, manipulador onde pessoas que seguem suas religiões e o que acreditam sofrem e morrem por não negar sua fé. É outra parte da humanidade, assim como a Escravidão, que me dói. Dói muito saber que em pleno século XXI, com tanta informação e tecnologia, com mentes e inteligentes e avançadas, o ser humano continua vivendo como Hitler e tirando a liberdade das pessoas, machucando-as por serem quem elas são. Vou parar por aqui, poderia escrever sobre a noite inteira, mas já basta.



terça-feira, 9 de maio de 2017

Depressão

   Por incrível que pareça eu nunca escrevi sobre isso no blog, eu não sei muito bem o motivo. Já cheguei a começar, fazer rascunhos e salvar, mas nunca coloquei no ar. Talvez por saber que esse assunto é um dos mais pesados relacionados à área. Voltando a focar na ciência da mente, escolhi depressão. Depressão é algo complexo, existem vários tipos e são dividas por estágios. Sempre disse que essa história de que "principio de depressão" não existe, e sim tipos diferentes. Não existem níveis de gravidade para a doença, qualquer e todo tipo de depressão é grave, ou você está com depressão ou não. Lembrem-se, apenas médicos psiquiatras profissionalmente formados são capazes de diagnosticar a depressão. Muitas pessoas leem os sintomas pela internet e se diagnosticam com isso, isso pode desenvolver sintomas psicológicos. Vou dar uma orientação simples para mantê-los atentos aos sintomas, se identificados, procure um profissional o mais rápido possível, para que ele te instrua e fazer o certo. Depressão explicando-se diretamente é a perda de interesse em atividades que causam consequências da vida diária. Não deve ser confundida com Ansiedade, que eu também já escrevi e expliquei sobre aqui. Mesmo assim existem várias formas de desenvolver a depressão:
Transtorno depressivo grave impossibilita a pessoa de trabalhar, dormir, sair, comer, estudar, etc. Atividades que antes eram prazerosas e atualmente não causa mais prazer.
Transtorno distímico dura no mínimo 2 anos e é um transtorno menos grave que dura mais. Não impede a pessoa de desenvolver tarefas diárias, mas impede de levar uma vida "normal".
Transtorno bipolar pode se incluir como depressão por caracterizar mudanças de ânimo extrema.
Transtorno afetivo estacional surge normalmente em dias frios e no inverno, acaba logo quando chega à primavera. 
A depressão também pode surgir após um acontecimento traumático, e para isso também temos nomes;
Depressão reativa mais frequente por aparecer após uma perda, sendo consciente ou inconsciente.
Depressão de esgotamento ocorre quando a pessoas está cansada fisicamente e/ou psicologicamente.
Depressão involutiva acontece conforme a pessoa vai ficando mais velha e começa a pensar nas coisas que fez ou deixou de fazer, nas coisas que deveria ter feito.
Depressão por erros ou culpas
Depressão pós-parto acontece logo após o parto. Muitas vezes a mulher rejeita seu bebê e tem medo da maternidade.
A depressão pode haver muitos sintomas, varia de pessoa para pessoa, mas basicamente:
Tristeza excessiva, irritabilidade, ansiedade e angústia, desânimo, necessidade de maior força para fazer certas coisas, falta de vontade, indecisão, desinteresse, interpretação distorcida, vontade ou medo de morrer, sentimentos de medo e insegurança, perda ou aumento de apetite, insônia, dores e sintomas físicos não justificados por médicos, dificuldade de concentração, entre outros.
    Muitas pessoas tendem a banalizar a depressão e insinuar que é um ato de vitimismo ou de frescura, que as pessoas fazem isso para chamar atenção, então vamos do começo: Não tem como a pessoa fazer isso, pois depressão é algo que ela não escolhe. Quem tem depressão não grita para o mundo, muito pelo contrário, recusa-se a confessar que tem o problema. As pessoas tendem a sempre tentar diminuir o problema dos outros e prestar atenção apenas nos deles. Muitas vezes esse é o motivo para muitas pessoas desenvolverem a depressão, falta de atenção. A depressão precisa ser levada a sério, não só ela como o nosso psicológico, ele ainda é usado para fazer piadas de que isso é conversa de médico, não existe. Sendo que a maior arma do ser humano, é o cérebro. Ele que precisamos priorizar. Ele que controla nosso corpo, nosso coração, nossos sentimentos, nossas ações, ele que muitas vezes nos controla se não obtivermos sucesso em manter nossa mente em equilíbrio. 
   Para quem insiste em usar essa doença para chamar atenção, pare. Isso não é brincadeira, se você não foi diagnosticado por um médico, você não tem depressão, não tente ter porque não é bom. As pessoas ainda acreditam que uma pessoa com alguma depressão vai se manter presa, sem comer, sem conversar, não se enganem. Muitas pessoas com esse transtorno camuflam, agem naturalmente para que ninguém perceba, pois tem medo do que pode acontecer, medo dos julgamentos alheios e do que as pessoas vão dizer a respeito, pois sabem que nessa sociedade problemas assim não são respeitados, e se calam. Casos extremos de depressão que normalmente leva ao suicídio. O Brasil é o país com mais casos de depressão da América Latina com 121 milhões de pessoas vitimas, algo lamentável pois aqui não se é muito falado de algo que deveria ser, não se importam com a depressão, ignoram ela.




Procure ajuda, não fique calado!
Eu não sou o que me aconteceu, eu sou o que eu escolho me tornar.
- Carl Cury

Se precisar de ajuda, ligue 141
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA
Ou me chame! :D

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Faculdades Federais / Governo Temer

   Eu não sou muito de assistir jornais pela televisão, eu sou mais do tipo que procura a noticia, digamos que a essa altura do campeonato e depois de tudo que eu já escrevi sobre, eu não confie mais em televisão. Ultimamente vi muitas noticias relacionadas ao nosso governo atual, o “Governo Temer”. Ouvi boatos de que seria cobrada uma taxa de 40% para estudar nas instituições públicas do país. De acordo com o nosso digníssimo presidente, o país está em crise e isso ajudaria a fechar o rombo na economia. Ai te pergunto, e o dinheiro do imposto que pagamos desde SEMPRE? E o dinheiro que meu pai pagou de imposto minha vida inteira e continua pagando, não é suficiente? Não só meu pai, mas como muitos pais e mães pagam. Uma conta de luz absurda, uma conta de água assustadora, coisas que vêm da natureza, somos obrigados a pagar por algo que vocês têm a obrigação de nos dar. 
   Compramos um carro, juntamos dinheiro às vidas inteiras pra comprar um carro e além de pagar por ele, têm que pagar para tê-lo. Temos que pagar para andar com ele na rua, pra estacioná-lo na rua, um local público. Temos que pagar pelo transporte público. Qual a ideia de tais pessoas a respeito de “público”?  Além de pagar por coisas que não deveríamos, sem exitar, temos que pagar por ensino PÚBLICO? “Mas Carol, é barato”. NÃO, soma tudo que você paga por mês para o governo e me diga se não pagaria uma faculdade fácil. 
   Eles quem arrancar a alma de quem trabalha todo dia pra sobreviver, porque nesse país nos sobrevivemos, apenas. Para perdoar dividas de milhões e trilhões de reais. No inicio do ano perdoaram da Oi, e agora, do Banco Itaú. Como assim vocês precisam que a população pague a faculdade pública e perdoa divida de milionários? Será mesmo que estão cobrando o ensino por conta de crise econômica? Fica ai a dúvida. Se o rombo na economia brasileira é tão grande, por que perdoar dividas de pessoas quem têm dinheiro pra pagar? O rombo é de 170 bilhões de reais, o governo perdoou uma divida de 1 trilhão de reais. Como eles explicam isso? Eles não explicam. Porque aqui o que mais acontece é isso. Eles roubam o nosso dinheiro, eles perdoam os nossos devedores e não dão justificativa para isso. “Mas Carol, eles não são obrigados a oferecer faculdade gratuita, já ta bom demais.” Como brasileiro se contenta com pouco. Não, não está bom demais. Eles são obrigados SIM. Não é só por que não tem nos outros países que aqui não tem que ter. Eles já deixam de dar, agora querem tirar o que já é nosso, o pouco que temos? Esse governo já deu o que tinha que dar, precisamos de um governo descente. Se não existir o governo perfeito, pelo menos que seja um governo com desconfiômetro. 



terça-feira, 2 de maio de 2017

Escravidão Negra / Racismo

    A maioria das pessoas se confundem com o significado da palavra "racismo" ou "injúria racial", mas não os culpo, as pessoas automaticamente transmitem como se racismo se referisse diretamente a negros, não se engane. Racismo consiste no preconceito ou descriminação com base em raças (grupos de pessoas estabelecidas por características físicas ou não (cor de pele, do cabelo, tamanho, religião etc), ou seja, qualquer pessoa pode ser vitima de racismo a partir do momento em que outro individua de uma raça se sente superior e se sente no direito de dominar um individuo de outra raça. Consiste no fato de pessoas que acham que características físicas as tornam melhores que alguém, como Hitler que idealizava que o homem perfeito era alemão, loiro, forte, dos olhos azuis e nazistas, qualquer um que não seguisse esses padrões era dizimado. Os judeus que sofreram mais com isso, mas não só eles como também cristãos, negros e quaisquer outros que eram diferentes, principalmente, todos que não os seguia. Hitler pode sim ser o símbolo do racismo, ele matou mais de 6 milhões de pessoas sem motivo nenhum, ele quase dizimou uma raça (judeus) por simplesmente serem de outra raça. A partir do momento que você se considera superior a alguém por motivos raciais, você é um racista SIM e está cometendo um crime. 
    Racismo é diferente de Injúria Racial, não vamos confundir. Injuriar é o ato de ofender alguém por elementos de raça. O racismo é muito mais grave e vai muito mais afundo que a Injuria Racial (não estou desvalorizando o crime, é grave também). Então parem, por favor, de questionar porque apenas a discriminação com negros é crime, pesquisem, pois qualquer discriminação racial é crime, qualquer injúria racial é crime, não apenas contra negros, mas contra qualquer um por motivos já citados. Porem vinho aqui para falar sobre a discriminação contra negros, e não só a atual. Gostaria de voltar um pouco, na Idade Antiga já havia escravos, contudo eram prisioneiros de guerra e pessoas com dividas. A escravidão aconteceu pelo mundo todo em diversas regiões, é difícil dizer exatamente onde ela começou, mas hoje quero falar sobre um assunto que me machucou por dentro, a Escravidão Negra, Tudo começou com os europeus, os portugueses foram os primeiros a estrear o tráfico humano, mas se fortaleceu depois da descoberta das Américas, foi ai que desenvolveu-se um cruel mercado de homens, mulheres e crianças entre a África e a América. Eu estudei escravidão na escola, estudei a escravidão no mundo, no Brasil. Eu tinha certa noção e já sabia das barbáries que os negros sofreram nas mãos do mundo, mas recentemente eu vi uma cena na qual eu senti. Uma cena onde mostrava detalhadamente negros sendo chicoteados, humilhados e maltratados apenas por serem negros, eu sempre me recusei a assistir esse tipo de cena e nessa eu entendi o motivo, eu sofri. Eu me questionei e me questiono COMO. Em minha opinião a escravidão foi o ápice da raça humano, foi a maior crueldade e covardia na qual eu não consigo falar sobre. Eu sofro apenas de lembrar, e me dói. Dói-me saber que o ser humano se deu a esse ato de desumanidade, que pra eles isso era normal, que isso fazia parte de rotina e que um ser humano, apenas por ter um nível mais alto de melanina, era cruelmente maltrato e tratado pior que lixo. Como alguém pode se sentir tão superior a alguém a esse nível e como ninguém fez nada é o que me encasqueta. Eu tenho vergonha de ser humana, eu não tenho palavras pra expressar o que eu sinto a respeito desse assunto, o que eu sinto a respeito de racistas, de preconceituosos, de pessoas que inferiorizam outras por características físicas, econômicas, ou seja, lá qual for. Se pararmos pra pensar pessoas que discriminam negros são ignorantes, pessoas que não devem ter nem a noção mínima de conhecimento, pois nem sabem que o fato da cor da pele ser diferente é apenas melanina, nada alem disso. Não tem nada que os torne menos ou mais, ninguém. Todos somos iguais, e não estou falando perante e religião, estou falando biologicamente. Claro que contem diferenças, mas são diferenças essenciais, e são elas que os tornam especiais e não inferiores. Temos ai 300 anos de dividas com os negros para poder pagar e muitos em vez disso, ainda vivem a discriminação e fazem questão de trazê-la para os dias atuais, desnecessário. 
     Os dias atuais devem ser formados por pessoas com humanidade, por pessoas que respeitam e sempre vão amar um ao outro, cor da pele é só cor da pele. Os brasileiros precisam criar suas raízes, porque sinceramente eu acho que ainda não criamos, acho que o Brasil ainda não pertence aos brasileiros e está meio longe de pertencer. Sempre vivemos as sombras da Europa e hoje em dia estamos comendo os restos dos Estados Unidos, precisamos florescer sozinhos. Esse renascimento começa de dentro de cada um de nós. O Brasil é o país mais interracial existente, é onde deveria fluir mais amor com raças distintas, mas não é isso que vemos no dia a dia. As marcas da escravidão vão sempre nos seguir, mas acredito que isso nos deixa mais forte, e deixa mais ridicularizado quem ainda compartilha o preconceito. Deixe fluir o amor! A Raça Negra é tão maravilhosa, sua cultura, suas danças, suas músicas, seus traços, Entenda-a mais, estude-a mais e irá entender o que eu digo.