quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sobrepeso, Obesidade e Obesidade Mórbida

   Todos sabemos que não estou aqui pra falar de pessoas que se acham gordinhas e muito menos pessoas um pouco acima do peso, estou aqui pra falar de doenças, e são graves. Indica a tabela abaixo:

Índice de Massa Corpórea
Peso Normal ------------------------------- 19 a 25
Sobre Peso --------------------------------- 26 a 30
Obesidade Leve --------------------------- 31 a 35
Obesidade Média (II) --------------------  36 a 40
Obesidade Severa (III) ------------------- 41 a 45
Obesidade Mórbida ----------------------  46 a 50
Super Obeso ------------------------------  50 ou mais

ATENÇÃO: A tabela é apenas para ter uma IDEIA, quem pode te garantir algo é seu médico.

   Obesidade é uma doença GRAVE, que pode levar a Obesidade Mórbida e também ao óbito, mas tem como reverter essa situação, basta ter força de vontade e bastante animação. Essas doenças podem ajudar com que a pessoas desenvolva diabetes, problemas cardiacos, dislipidemias, doenças arteriais, infartos, hipertensão, problemas articulares, trombose venosa, necrose e também a depressão. 
   Existem vários tratamentos para obesidade, procedimentos cirúrgicos, esportes, dietas , etc. Todos sabemos que obesos não têm uma vida muito fácil, nas ruas, nos transportes públicos, nos hospitais, o tratamento com certeza é diferente, e indiferente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vários tratamentos na teoria para portadores de Obesidade, mas e na prática? Na prática não é tão simples. Entrando no site do SUS você pode encontrar várias matérias afirmando que obesos têm acesso a programas esportivos, acompanhamento médico e psicológico, e também houve a diminuição de idade para fazer a cirurgia bariátrica, única oferecida pelo sistema público e apenas feita com emergência,
   São doenças como qualquer outras e merecem devida atenção. Pessoas portadoras dessas doenças devem primeiramente aceitar seu estado e procurar ajuda, pois essas doenças pode levar a perda, e isso ninguém quer. Se você acha que tem alguma coisa de errado com seu peso, procure um médico, um nutricionista e comece a acompanhar diariamente essa mudança. Cuidar do corpo, da saúde e da mente devia ser um prazer e não um sacrifício. Faça exercícios, melhore sua alimentação, mesmo que você não seja acima do peso, isso pode evitar problemas no futuro. Ter alguma doença não é um erro, erro é não dar atenção merecida a isso. Cuidando de sua alimentação e de seu corpo, sua mente vai transmitir positividade, não pense que é tarde demais, nunca é tarde demais pra se cuidar e se amar.
Já prometi colocar algumas dicas aqui e dessa vez vou cumprir.




Talvez você se interesse:
Anorexia e Bulimia
Garotas, Medidas e a Balança
SUS - Sistema Único de Saúde
Dieta, Exercícios e Corpo
Distúrbios Alimentares