terça-feira, 10 de novembro de 2015

Criança!? Adolescente!? Adulto!?

   Todo mundo sabe que é insuportável às transições de uma fase da vida para outra. Basicamente, a vida inteira é divida em 4 fases, infância, adolescência, idade adulta e velhice. 
   Nesses meios temos os termos "pré-adolescência" e "juventude". A pré-adolescência é bem complicada. A criança quer de qualquer maneira acreditar que NÃO É mais criança, se ofende amargamente quando a define como criança, mas não tem tanta certeza assim a respeito dos seus pensamentos e suas vontades não ajuda muito a respeito. De repente surgem pelos, o corpo começa a discordar totalmente das pessoas, mas a mente nem tanto assim. Não sabe pra que lado cair, não sabe onde está mais, a duvida lateja na mente "sou criança ou adolescente?". Finalmente aos 15 anos a duvida se acaba ao perceber que é chamado por todos de aborrecente, as confusões sentimentais, raivas repentinas, ódio do inexistente, aquelas crises de personalidade, crise existencial, crise de tudo, fazer as coisas sem pensar, sem pensar nas consequências. Depois os 16, e finalmente os 17... ah os 17 na minha opinião é a pior das idades. Todo mundo quer te lembrar que você AINDA NÃO é um adulto, que ainda não tem 18 anos. Só que todos sabem já que eu não tenho 18 anos desde que nasci, e essa vai ser a primeira vez que vou completar 18 anos. Com 17 tudo fica bem mais confuso. Teoricamente (não generalizando) essa é a idade onde está quase terminando o ensino médio, todos começam a pressionar que dali a frente terá responsabilidades como se nunca tivesse antes, acho que as pessoas nunca tiveram essa idade, pois se esquecem que hoje em dia muita gente já tem responsabilidades antes de completar 18 anos, e que essa idade não é mais parâmetro pra nada. Começamos pressionar nós mesmos, questionarmos o que diabos é isto, sua mente está em transição com coisas bem longe e todos te cobram para o que ainda nem aconteceu. 
   A adolescência é tão fácil (ou não, pra algumas pessoas), temos que ir pro colégio, podemos talvez arrumar um emprego meio período, mas nunca passará disso (os casos fora da lei não conta), você tem tempo de sobra pra sair com os amigos, pra ficar assistindo filmes, séries, programas e ficar em casa, tem sua mãe no seu ouvindo te xingando e te corrigindo o tempo todo e você implica com ela por fazer isso e não te deixar em paz, mas não percebe que a adolescência é o inicio de um processo longo, chamado IDADE ADULTA. Depois que você completa os 18 anos, começa a chatice. Querer entender o que diabos está acontecendo você não se sente adolescente, mas se você se definir adulto as pessoas ironizam, como assim? Tenho que esperar até os 21 mesmo pra me considerar adulto? e até lá eu sou o que? "Pré-adulto"!? Eu só sei que isso quem decide sou eu, ninguém tem que dar opinião no que eu me sinto ser, isso depende de cada maturidade. Acredito que tem muito adulto por ai que se sente criança. E não vem você de 13 anos achar que você se sente adulto por que todo mundo nessas idades se considera super maduro, mas quando chega os 18, você percebe as besteiras que já pensou, e como tudo que você pensava, tava errado. 
   Mas não se culpe, é só a vida. Todo mundo já passou por isso, e quem não passou ainda vai passar. Ter essas transições tão confusas faz parte da existência assim que criaram a idade e as malditas fases. Bom, acho que defini a vida de muitas pessoas aqui, e as que não, espero ter se identificado pelo menos com 1 acontecido.


Vamos passar a ajudar as crianças de hoje em dia, deixando elas mesmas descobrirem o que são na hora certa. Sem pressão, sem a ansiedade de querer logo ser adulto. Isso não é bom, meus leitores.