Novamente estou eu aqui, reescrevendo sobre algo que escrevi antes no blog com a intensão de me corrigir e talvez até me redimir. Um dia depois do dia da Consciência Negra, estou aqui para escrever mais uma vez sobre o racismo. Esse assunto está sendo bastante comentado e eu fico feliz por isso, realmente é bom fazer as pessoas pensar sobre o assunto e mostrar que ele ainda não morreu, ainda está presente no dia a dia de negros e eles ainda sofrem muito com isso. Ás vezes isso passa despercebido dos nossos olhos, porque não estamos sentindo o sofrimento do racismo na pele, então muitas vezes achamos que ele não existe e que ele não é um preconceito diferenciado. em Janeiro do ano passado eu escrevi sobre as Cotas Raciais, fui ler o que escrevi e novamente estou um pouco chateada com a Carol do passado. Eu escrevi: - "Eu sei que antigamente (bem antigamente) os negros sofreram com a Escravidão, e sofrem até hoje com o racismo. MAS, temos que analisar que, QUALQUER PESSOA pode ser vitima de preconceito. Desde que a pessoa é simplesmente uma pessoa, ela vai ser vitima de outras pessoas. Já pensou se vira bagunça? Cota para mulheres, cota para acima do peso, cotas para anões... A faculdade ia ser definida através de cotas." - Novamente eu acho que foi outra pessoa que escreveu esse trecho.
Depois de estudar sobre Escravidão Negra (eu até escrevi sobre aqui na época em que estudei) eu comecei a entender melhor o que eles passam, eu nunca vou ser capaz de entender completamente, mas uma coisa eu entendo. Sempre que tiver um branco e um negro concorrendo a qualquer vaga, o branco sempre será priorizado, e é por isso que existem as cotas, pra não existir esse tipo de descriminação, quando o preconceito acabar completamente, quando se ver uma empresa contratando negros acima da cota, quando se ver uma faculdade aceitando negros acima da cota, quando se acabar os comentários e as atitudes racistas, ai sim eu acho que estamos prontos pra acabar com as cotas. Eles têm capacidade de passar no vestibular, de passar no ENEM, de conseguir um emprego, de passar num concurso e de qualquer outra coisa, porem, não existe garantia que eles vão ter o mesmo direito a essas vagas, ou que algum branco não vai tomar o seu lugar por algum outro motivo inventando. Enquanto o mundo não mudar, vamos precisar de gambiarras feitas a favor de pessoas que deviam ser respeitadas, pessoas que tem créditos eternos conosco.
Negros sofreram e ainda sofrem, fechar o nossos olhos para essa realidade só vai fazer com que ela aumente, pare de acha que negros são frescos ou que fazem pra se aproveitar da situação, pare de achar que eles são sensíveis quando você não passa pelo que eles passam. Os brancos também tem chance de sofrer preconceito? Sim, mas eu tenho certeza que ninguém nunca foi escravizada por séculos por ser gordo ou por ser vesgo. Então coloque o pé no chão e aceite a realidade, quem sabe assim não existirá um futuro melhor para os seus filhos.