sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mulher no Mundo do Futebol

   Hoje vou comentar sobre um assunto um pouco diferente do foco do grupo, mas nem tão diferente assim. Mulher no mundo do futebol, muitos estão a se perguntar agora: "O que diabos isso tem haver com psicologia?" TUDO.  Até hoje nós mulheres sofremos muito preconceito por curtir, acompanhar e até mesmo entender de futebol. Eu sou uma delas, e me vi no direito e dever de escrever sobre isso.
Eu sofri um preconceito dentro da sala de aula. Eu nunca vou esquecer. Não foi por um aluno, foi por um professor. Professor de Geografia, bom porte, sabia bem o que estava fazendo, explicava bem a matéria, era um bom professor. Até que em uma das aulas, comecei a conversar com um colega de classe sobre futebol, ele ouviu e questionou: "- Você está falando de futebol!? mas você é mulher.".    Eu fiquei sem reação. Meu amigo para me defender disse: "- E daí?". Alguns dias depois, novamente, esse mesmo professor parou a aula e começou a debater com os alunos sobre futebol, eu como uma boa entendedora dei minha opinião, ele me encarou e novamente questionou: "- Você é mulher, você não entende de futebol, você assiste futebol pra ver perna de jogador.", aquilo foi direto na alma, simplesmente me levantei e sai. Como que um professor de terceiro ano tinha um pensamento desse? eu até hoje me questiono, como é possível alguém ainda achar que o futebol pertence aos homens. Eu sei que homens são ainda a maior parte do público do futebol, mas hoje em dia tem mulher e homens que entendem e jogam e mulheres e homens que não entendem. Foi-se o tempo que homens tinham que gostar, assistir e entender futebol por serem homens e mulheres não podia gostar ,assistir e muito menos entender de futebol. Hoje em dia tá assim, ou você gosta ou você não gosta, é apenas um esporte. Pra curtir futebol não precisa de sexo definido.
   Sei que muitas mulheres passaram, passam e vão passar pelo que passei, afinal, eu continuo ouvindo os comentários sórdidos que chegam a dar ânsia. E o pior que nem sempre são só homens que tem esse tipo de preconceito, algumas mulheres também. Algumas mulheres acham que precisam gostar de maquiagem e sapato, futebol não, por que "futebol é coisa de homem". Devemos e temos o direito de gostar e deixar de gostar de tudo, sem limites. São nossas vontades e ninguém tem nada haver com isso. Vocês, homens preconceituosos, entendam que as mulheres está tomando seu lugar em TUDO, incluindo o futebol. Meus parabéns aos homens que souberam aceitar que lugar de mulher é onde ela quiser e inclusive no estádio.

   Aqui me refiro as mulheres que realmente entendem de futebol e que sofrem ao ouvir: "- O que é impedimento?" "- Então me fala ai a regra fora de casa!" '- Quando é o próximo jogo e que horas?”. Nós não somos obrigadas a responder esse tipo de pergunta, e não vamos. Se você é mulher, já sofreu ou sofre esse tipo de preconceito não fique calada.

Abraços!