Muita gente confunde a ansiedade sentimento, com Transtorno de Ansiedade Generalizada. A ansiedade comum, que praticamente todo mundo sente, é aquela mais simples, onde focamos o pensamento em uma só coisa, temos pressa e queremos logo algo, por exemplo, quando vamos sair, ou ir embora, quando marcamos de ver alguém. Dai ficamos ansiosos e queremos que essas coisas aconteçam logo, com isso vem alguns sintomas como insônia, muito apetite, nervosismo, alternação de humor, dificuldade em concentrar, etc.
Com o Transtorno de Ansiedade Generalizada as coisas são um pouco mais rigorosas. Temos 11 sintomas do Transtorno, vou expôr alguns e explicar:
1- Preocupação excessiva: Passa o dia com preocupações sem sentido, tentando resolver problemas que podem ser resolvidos mais tarde, sempre deixar de fazer algo pra achar uma solução pra tudo, preocupação com pouca coisa;
2- Insônia;
3- Medos irracionais: Medos inexplicáveis, medos sem sentidos que apavoram, como por exemplo o medo de morrer;
4- Tensão muscular;
5- Indigestão crônica: Sensação de estômago cheio, falta de apetite, refluxos, dores na barriga etc.
6- Medo de falar em público;
7- Autoconsciência;
8- Pânico;
9- Flashback: Pensamentos de momentos ruins ou difíceis;
10- Perfeccionismo;
11- Comportamento Compulsivo: Atitudes inesperadas, decisões tomadas sem antes serem analisadas.
ATENÇÃO: Não confunda essa doença grave com ansiedade comum, os sintomas sitados precisam ser analisamos por um médico profissional para ser diagnosticado como transtorno.
Se você acredita que tem esses sintomas procure um psicólogo e converse, ele decidirá se você precisa de um tratamento ou não. Quanto a você que tem sentimentos de ansiedade, não se desespere. Nem todo mundo tem o que pensa ter, e acredito que a maioria das pessoas que enchem a boca pra dizer "eu tenho ansiedade", nem sabem o que realmente é essa doença. Então aconselho a você que é ansioso(a);
Fazer exercícios físicos;
Dieta mais saudáveis durante a semana, com frutas, legumes e verduras;
Evitar cafeína e açucares;
Tomar algum chá ou remédio natural;
Conversar com algum amigo ou familiar;
Sair mais de casa.
Essas dicas ajudam e muito, mas se você é adolescente e tem problemas com ansiedade, não fique preocupado, nessa idade as chances são maiores e as coisas têm que ser mais depressa.
Espero que tenha ajudado. Abraços!