terça-feira, 26 de abril de 2016

Disturbios Alimentares

   A um pouco mais de 2 anos escrevi no blog sobre Anorexia e Bulimia, e conforme se passaram esses anos as coisas não mudaram, ainda vejo adolescentes sofrendo dos mesmos problemas, acontece que, ficou repetitivo. Entre os distúrbios alimentares os mais comuns são bulimia e anorexia, desnutrição e a obesidade, porem de um tempo pra cá podemos notar a ortorexia e a vigorexia, vou explicar pra você agora como palavras bem diretas cada um desses disturbios:

Bulimia e Anorexia.
   A bulimia faz com que a pessoa coma compulsivamente, se sinta mal e culpada e provoque o vômito, podendo também ingerir diuréticos e laxantes para provocar o vômito.



   A anorexia faz que a pessoa pare de ingerir alimentos constantemente, pode levar a atitude de medir as calorias, somar, regrar, pesar os alimentos, etc. Alem disso, por ter ficado longos periodos sem se alimentar o corpo pode começar a rejeitar alimentos assim que ingeridos.




Desnutrição
  Doença causada por dietas inapropriadas, ausência de proteínas, geralmente vitimas de pobreza e miséria.




Obesidade
   Caracterizado pelo excesso de peso, acontece quando a pessoa passa dos limites e contem o peso acima do normal para a idade, sexo e altura. Com isso desenvolve problemas na pressão arterial, colesterol, diabetes entre outros.




Ortorexia e Vigorexia
   A ortorexia é a obsessão por alimentos saudáveis, a pessoa foca em comer saladas e alimentos com baixo índice calórico.



   A vigorexia é a obsessão pelo corpo perfeito.




   Bulimia, anorexia, ortorexia e vigorexia são causados principalmente pelo estado mental em que a pessoa se encontra, ficar dando ouvidos a comentários maldosos, pras pessoas que colocam defeitos em você, para padrões de beleza, ou qualquer coisa do gênero só vai atrapalhar mais, procure fazer as coisas direito, procure profissionais para te ajudar a chegar no corpo que você deseja, mas faça isso por você e não pelo outros. Não entre nessa de fazer dietas malucas, de ficar sem comer ou comer demais e depois botar pra fora, isso só atrapalha qualquer processo que você queira seguir, Procure um nutricionista, um personal trainer, procure exercícios que te agradem, mas faça por VOCÊ.
   Essas doenças mata, MAS TEM CURA. Se preocupe mais com sua saúde, e menos com sua aparência. Essas doenças não tem sexo, qualquer um pode ter, por isso é preciso cuidado quando o assunto é alimentação e aparência.




domingo, 17 de abril de 2016

TOC - Transtorno Obssessivo Compulsivo

  TOC é uma doença que veio a ser mais conhecida a pouco tempo. Esse transtorno faz com que a pessoa fique com medo e pavor de germes e bactérias, ou seja, compulsão por limpeza e organização. Os sintomas costumam variar ao longo da vida.
   Nessa condição, não adianta as pessoas quererem explicar que não tem necessidade de tanta organização, ou tanta limpeza. 
   Quem nunca viu alguém passando álcool em gel na mão a cada segundo após encostar numa maçaneta ou até mesmo usar luvas durante o dia. Até mesmo uma caneta fora do lugar incomodaria essa pessoa, qualquer coisa fora do lugar incomodaria.
   Essas pessoas podem ter:
Comportamento compulsivo, comportamento ritualístico, movimentos repetitivos, repetição persistente de palavras ou ações, acumulação compulsiva, agitação, hiperatividade, hipervigilância, impulsividade, isolamento social, repetição sem sentido das próprias palavras ou vício comportamental, ansiedade, apreensão, ataque de pânico, culpa ou descontentamento geral, medo, depressão, narcisismo, obsessões sexuais ou repassando pensamentos repetidamente, aversão à comida, pensamento acelerado ou pesadelos.
Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros

   Se você tem algum desses sintomas não entre em desespero, procure um médico para mais orientações. Sintomas podem aparecer psicologicamente após a leitura desta publicação. Você querer as coisas arrumadas e limpas não é a mesma coisa de "TOC".



terça-feira, 12 de abril de 2016

Ansiedades

   Muita gente confunde a ansiedade sentimento, com Transtorno de Ansiedade Generalizada. A ansiedade comum, que praticamente todo mundo sente, é aquela mais simples, onde focamos o pensamento em uma só coisa, temos pressa e queremos logo algo, por exemplo, quando vamos sair, ou ir embora, quando marcamos de ver alguém. Dai ficamos ansiosos e queremos que essas coisas aconteçam logo, com isso vem alguns sintomas como insônia, muito apetite, nervosismo, alternação de humor, dificuldade em concentrar, etc.
   Com o Transtorno de Ansiedade Generalizada as coisas são um pouco mais rigorosas. Temos 11 sintomas do Transtorno, vou expôr alguns e explicar:
1- Preocupação excessiva: Passa o dia com preocupações sem sentido, tentando resolver problemas que podem ser resolvidos mais tarde, sempre deixar de fazer algo pra achar uma solução pra tudo, preocupação com pouca coisa;
2- Insônia;
3- Medos irracionais: Medos inexplicáveis, medos sem sentidos que apavoram, como por exemplo o medo de morrer;
4- Tensão muscular;
5- Indigestão crônica: Sensação de estômago cheio, falta de apetite, refluxos, dores na barriga etc.
6- Medo de falar em público;
7- Autoconsciência;
8- Pânico;
9- Flashback: Pensamentos de momentos ruins ou difíceis;
10- Perfeccionismo;
11- Comportamento Compulsivo: Atitudes inesperadas, decisões tomadas sem antes serem analisadas.
ATENÇÃO: Não confunda essa doença grave com ansiedade comum, os sintomas sitados precisam ser analisamos por um médico profissional para ser diagnosticado como transtorno.

   Se você acredita que tem esses sintomas procure um psicólogo e converse, ele decidirá se você precisa de um tratamento ou não. Quanto a você que tem sentimentos de ansiedade, não se desespere. Nem todo mundo tem o que pensa ter, e acredito que a maioria das pessoas que enchem a boca pra dizer "eu tenho ansiedade", nem sabem o que realmente é essa doença. Então aconselho a você que é ansioso(a);

Fazer exercícios físicos;
Dieta mais saudáveis durante a semana, com frutas, legumes e verduras;
Evitar cafeína e açucares;
Tomar algum chá ou remédio natural;
Conversar com algum amigo ou familiar;
Sair mais de casa.

Essas dicas ajudam e muito, mas se você é adolescente e tem problemas com ansiedade, não fique preocupado, nessa idade as chances são maiores e as coisas têm que ser mais depressa.


Espero que tenha ajudado. Abraços!






domingo, 10 de abril de 2016

Opinião do Leitor


Opinião de leitores sobre "Mulher no mundo do futebol";
   Vivemos numa sociedade marcada pelo machismo. Desde crianças ou até mesmo antes de nascermos ouvimos como devemos agir, portar, tudo devido às convenções sociais. Por isso, nós mulheres, em pleno século XXI, devemos nos opor ao machismo autoritário e preconceituoso. Até porque eu como mulher consigo acompanhar e entender não só o futebol, mas política e outros assuntos considerados do universo masculino com a mesma propriedade ou até mesmo melhor do que eles. - Letícia Tornelin
   Então, futebol é coisa de mulher sim. Na verdade, futebol é coisa de todo mundo. Do presidente, do gari, do jogador, da dona de casa e de mulher também! Estamos aí pra torcer e discutir com vocês (de igual para igual) todos os lances polêmicos dos gramados. Tudo isso sem, é claro, perder a elegância. O que nos torna torcedoras especiais e essenciais. De salto alto, mas sempre “de olho no lance”! Como descrever uma mulher que troca a novela por um jogo do seu time favorito? Que vai ao estádio com o namorado ou marido e xinga mais do que ele? Com explicar aquela mulher que consegue falar TIM TIM por TIM TIM da regra de impedimento? Rs.. Enfim. A mulher que gosta- e entende- de futebol sofre. Provavelmente as que entendem de carros também. Assim como os homens que cozinham ou entendem de moda. Tá na hora de tudo isso mudar, né galera? Ser mulher é SENSACIONAL, mas ser uma MULHER QUE ENTENDI DE FUTEBOL E ATLETICANA É INDESCRITÍVEL ! - Dudinha Souza
  Já passei por isso, em um carrinho de cachorro quente, com minhas primas. O Atlético estava jogando e sentamos para comer, mas ouvindo o jogo pelo rádio. Haviam 2 caras que trabalhavam de entregador, e ouvindo nossos comentários sobre o jogo, quando um deles comentou: "três mulheres falando de futebol, onde esse mundo vai parar?" Eu achei cômico de tão fútil o comentário dele. Não respondi, porque além de amar futebol, eu aprendi e adoro boas maneiras. Mas a vontade imensa de fazer ele engolir cada palavrinha do seu comentário machista, foi imensa. Amo futebol mesmo, amo o Atlético Mineiro, vou ao estádio e pulo, grito e canto junto com todos os homens, mulheres, crianças e idosos que estão lá. Quando estou em casa, eu faço a mesma coisa. Já ouvi muita mulher falando comigo: " você parece um machinho no meio de um monte de homem, falando sobre futebol. E ainda tatuou no corpo um galo." Como diz uma amiga minha: "PIOR QUE HOMEM MACHISTA, É MULHER MACHISTA!" Vou continuar falando de futebol, amando o futebol e vivendo o Clube Atlético Mineiro. Aceitem! - Jacque Oliveira
Tentaram mascarar esta ideia que o futebol é coisa para homem. Eu digo mascarar, pq por mais que o futebol feminino tenha sido valorizado, ele não se compara ao destaque que é o futebol masculino em todos os aspectos. Por mais que tenhamos mulheres na mídia discutindo e apresentando programas esportivos, elas ainda são minorias perto dos homens. Tentaram criar uma ideia de que não mais a mulher entra no CT para ou ser faxineira ou por ser mulher do jogador e chamaram o espaço que a mulher ganhou de "revolução", quando na verdade não passa de uma hipocrisia inventada, pois se olharmos para o futebol feminino aqui no Brasil, a mulher é apenas o produto que é visível, mas as comissões técnicas são formadas por homens e os dirigentes são homens . Ou seja, esta ideia ainda está encoberta por uma grande máscara, que finge que houve uma grande mudança, quando na verdade foi dado apenas um passo. - Iuri Fontora

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mulher no Mundo do Futebol

   Hoje vou comentar sobre um assunto um pouco diferente do foco do grupo, mas nem tão diferente assim. Mulher no mundo do futebol, muitos estão a se perguntar agora: "O que diabos isso tem haver com psicologia?" TUDO.  Até hoje nós mulheres sofremos muito preconceito por curtir, acompanhar e até mesmo entender de futebol. Eu sou uma delas, e me vi no direito e dever de escrever sobre isso.
Eu sofri um preconceito dentro da sala de aula. Eu nunca vou esquecer. Não foi por um aluno, foi por um professor. Professor de Geografia, bom porte, sabia bem o que estava fazendo, explicava bem a matéria, era um bom professor. Até que em uma das aulas, comecei a conversar com um colega de classe sobre futebol, ele ouviu e questionou: "- Você está falando de futebol!? mas você é mulher.".    Eu fiquei sem reação. Meu amigo para me defender disse: "- E daí?". Alguns dias depois, novamente, esse mesmo professor parou a aula e começou a debater com os alunos sobre futebol, eu como uma boa entendedora dei minha opinião, ele me encarou e novamente questionou: "- Você é mulher, você não entende de futebol, você assiste futebol pra ver perna de jogador.", aquilo foi direto na alma, simplesmente me levantei e sai. Como que um professor de terceiro ano tinha um pensamento desse? eu até hoje me questiono, como é possível alguém ainda achar que o futebol pertence aos homens. Eu sei que homens são ainda a maior parte do público do futebol, mas hoje em dia tem mulher e homens que entendem e jogam e mulheres e homens que não entendem. Foi-se o tempo que homens tinham que gostar, assistir e entender futebol por serem homens e mulheres não podia gostar ,assistir e muito menos entender de futebol. Hoje em dia tá assim, ou você gosta ou você não gosta, é apenas um esporte. Pra curtir futebol não precisa de sexo definido.
   Sei que muitas mulheres passaram, passam e vão passar pelo que passei, afinal, eu continuo ouvindo os comentários sórdidos que chegam a dar ânsia. E o pior que nem sempre são só homens que tem esse tipo de preconceito, algumas mulheres também. Algumas mulheres acham que precisam gostar de maquiagem e sapato, futebol não, por que "futebol é coisa de homem". Devemos e temos o direito de gostar e deixar de gostar de tudo, sem limites. São nossas vontades e ninguém tem nada haver com isso. Vocês, homens preconceituosos, entendam que as mulheres está tomando seu lugar em TUDO, incluindo o futebol. Meus parabéns aos homens que souberam aceitar que lugar de mulher é onde ela quiser e inclusive no estádio.

   Aqui me refiro as mulheres que realmente entendem de futebol e que sofrem ao ouvir: "- O que é impedimento?" "- Então me fala ai a regra fora de casa!" '- Quando é o próximo jogo e que horas?”. Nós não somos obrigadas a responder esse tipo de pergunta, e não vamos. Se você é mulher, já sofreu ou sofre esse tipo de preconceito não fique calada.

Abraços!