A um pouco mais de 2 anos escrevi no blog sobre Anorexia e Bulimia, e conforme se passaram esses anos as coisas não mudaram, ainda vejo adolescentes sofrendo dos mesmos problemas, acontece que, ficou repetitivo. Entre os distúrbios alimentares os mais comuns são bulimia e anorexia, desnutrição e a obesidade, porem de um tempo pra cá podemos notar a ortorexia e a vigorexia, vou explicar pra você agora como palavras bem diretas cada um desses disturbios:
Bulimia e Anorexia.
A bulimia faz com que a pessoa coma compulsivamente, se sinta mal e culpada e provoque o vômito, podendo também ingerir diuréticos e laxantes para provocar o vômito.
A anorexia faz que a pessoa pare de ingerir alimentos constantemente, pode levar a atitude de medir as calorias, somar, regrar, pesar os alimentos, etc. Alem disso, por ter ficado longos periodos sem se alimentar o corpo pode começar a rejeitar alimentos assim que ingeridos.
Desnutrição
Doença causada por dietas inapropriadas, ausência de proteínas, geralmente vitimas de pobreza e miséria.
Obesidade
Caracterizado pelo excesso de peso, acontece quando a pessoa passa dos limites e contem o peso acima do normal para a idade, sexo e altura. Com isso desenvolve problemas na pressão arterial, colesterol, diabetes entre outros.
Ortorexia e Vigorexia
A ortorexia é a obsessão por alimentos saudáveis, a pessoa foca em comer saladas e alimentos com baixo índice calórico.
A vigorexia é a obsessão pelo corpo perfeito.
Bulimia, anorexia, ortorexia e vigorexia são causados principalmente pelo estado mental em que a pessoa se encontra, ficar dando ouvidos a comentários maldosos, pras pessoas que colocam defeitos em você, para padrões de beleza, ou qualquer coisa do gênero só vai atrapalhar mais, procure fazer as coisas direito, procure profissionais para te ajudar a chegar no corpo que você deseja, mas faça isso por você e não pelo outros. Não entre nessa de fazer dietas malucas, de ficar sem comer ou comer demais e depois botar pra fora, isso só atrapalha qualquer processo que você queira seguir, Procure um nutricionista, um personal trainer, procure exercícios que te agradem, mas faça por VOCÊ.
Essas doenças mata, MAS TEM CURA. Se preocupe mais com sua saúde, e menos com sua aparência. Essas doenças não tem sexo, qualquer um pode ter, por isso é preciso cuidado quando o assunto é alimentação e aparência.