terça-feira, 28 de abril de 2015

Maioridade Penal 16 anos


   Nova lei de a maioridade PENAL ser a partir dos 16 anos de idade. E você? É contra ou a favor dessa nova lei? As opiniões estão muito dividas, a boa parte é contra e uma boa parte é a favor. 

   Em MINHA opinião é muito mais que certo, no Brasil por muitos anos foi camuflado e escondido o fato de existir crianças e adolescentes capazes de cometer crimes extremamente violentos. Muitos dos crimes cometidos por crianças foram escondidos e muitas vezes proibidos de  serem divulgados pela mídia. Por quê? Porque pra sociedade brasileira uma criança não tem capacidade de cometer crime nenhum e ter uma mente tão perigosa quanto de um adulto. E será que isso é verdade? NÃO. De acordo com estudos da psicologia crianças psicopatas existem sim. Nos Estados Unidos a primeira criança executada foi George Stinney (caso já contado aqui no blog, para ler clique aqui). George tinha 14 anos quando foi condenado pelo assassinato de duas garotas, uma de 11 anos e a outra de 8. Aqui no Brasil teve apenas um caso que passou na mídia parecido. O de Marcelo Pesseghini de 13 anos que foi o suspeito de ter matado sua família e logo em seguido se matado. Mesmo que todas as provas levassem a isso, ainda sim a polícia e a mídia não queriam de maneira alguma acreditar nessa possibilidade, pois a olhos de um ser humano, seria um crime muito bárbaro pra uma criança de 13 anos cometerem.
   Mas não é bem assim. Crianças ainda estão criando sua personalidade, existe um longo conflito da infância ate a fase adulta que pode determinar o que essa criança vai se tornar. Muitas crianças sofrem muitas covardias e por consequência disso tomam atitudes perversas. Mas isso não significa que elas não têm plena consciência do que é certo e do que é errado, e a educação transmitida pelos pais é uma grande influência nisso. A cultura, o conceito, os costumes, a rotina e o ambiente em que essa criança ou adolescente vive vai ajudar ela a formar sua personalidade e seus modos e pensamentos a respeito de diversos assuntos.  Se nos Estados Unidos, país considerado país de primeiro mundo, uma criança de 14 anos sabe muito bem o que está fazendo, porque uma de 16 não saberia? A questão é que ela sabe, e muitas vezes por saber que a lei protege quem é menor de idade, que crimes são cometidos. Adultos envolvendo crianças pra cometer crimes por eles, como por exemplo, a venda de drogas ou crimes do gênero. Mas será que só esses adultos têm culpa no cartório? Será mesmo que eles não têm noção nenhuma do que estão fazendo? Você com 16 anos já eram responsáveis pelas suas notas, pelos seus atos diante de seus pais? Ou quando fazia algo errado, a culpa caia em seu responsável? Tire suas conclusões. 16 anos não quer mais dizer inocência, e fingir que são crianças e deixar eles livre só pelo fato de que as cadeias do Brasil estão cheias, vai criar um efeito dominó, já que os adolescentes nunca vão ter nada que possa pará-los. Já que seus pais não podem pará-los, a lei tem que fazer alguma coisa. Talvez muitos nem tenha realmente quem os parar, é ai que a lei entra e faz a sua parte. Todo mundo precisa aprender com o próprio erro, e um dia entender que todo ato, ah uma consequência.