sexta-feira, 22 de junho de 2018

Opinião x Discurso de Ódio

                     Eu já escrevi aqui como é arriscado ter opinião, ainda acho isso difícil, mas não considero isso como uma missão impossível.  Depois de um tempo com esse blog comecei a acreditar que foi uma missão dada a mim, opinar. Com isso pude aprender até que ponto eu poderia opinião ou até onde o que eu dissesse ainda era apenas a "minha opinião.". Hoje em dia ficou muito mais fácil dar opinião sobre tudo com a Internet. Mas percebo que as pessoas estão perdendo a noção do que é isso. Ocorre mais discussões e brigas do que debates. As pessoas não estão interessadas em entender o posicionamento do outro e muito menos de respeitar. Usa-se a frase "é só a minha opinião, você é obrigado a aceitar". Não é assim que a banda toca.
                  Sei que você está se questionando se tem limite (ou não). Não, de fato você OPINAR sobre tudo que mereça uma opinião. Sinto muito dizer que não é tudo que uma opinião é bem recebida. Afinal, tem coisas que simplesmente não podemos opinar, pois como costumo dizer. Algumas coisas são escolhas, escolhas que não são nossas e não nos diz respeito. Não tem como dizer se eu sou contra ou a favor de algo como homossexualidade (homossexualismo é como se você tivesse se referindo ao fato como doença, não é o correto, jamais use esse termo), bissexualidade, transgênero, entre outros. São algumas coisas que não temos direito de opinar. Costumo dizer que seu direito começa onde termina o do outro. Você, nem eu e nem ninguém tem direito de opinar sobre isso pelo simples fato de que essas coisas não são receptíveis para uma opinião. "Nossa mas como você é intolerante". Não é intolerância, é simplesmente que você nunca e jamais terá o direito de ter uma opinião a respeito da vida de uma pessoa. Muito menos quanto a algo que ela não teve escolha, como a homossexualidade ou a bissexualidade. É uma ORIENTAÇÃO SEXUAL. Acorda pra vida pessoal que não existe "opção sexual". Coisa do século retrasado pra não se dizer mais. Outra coisa que com certeza não temos direito de opinião na vida de uma pessoa, escolhas que só ela pode fazer. Você e eu não podemos opinar sobre o trabalho, o estudo, a roupa, o cabelo, o estilo musical de forma que insinue de alguma forma que a pessoa é alguma coisa por ter escolhido essas coisas. Você pode achar cabelo curto feio ou funk ruim, mas você acha isso pra você e não pra outras pessoas. Aprenda até onde você pode opinar, quando você for opinar sobre alguma coisa se questione se você está fazendo correto. 
              Quando a liberdade de expressão foi de fato realizada, acredito que as pessoas não entenderam muito bem o que de fato isso é. Liberdade de expressão é você ter a sua liberdade, de escolher suas roupas, seu estilo, sua música. De viver a sua vida com quem e como você quiser. A opinião não é sempre necessária pessoal. Discutir coisas importantes sim, debater, colocar o cérebro pra trabalhar, questionar se é correto ou se está errado. Não tem como uma pessoa dizer se é contra ou a favor do estupro ou do machismo, ambos são um câncer na sociedade e não precisa ser discutido se tal pessoa acha bom e se tal não acha, simplesmente é.