sexta-feira, 22 de junho de 2018

Opinião x Discurso de Ódio

                     Eu já escrevi aqui como é arriscado ter opinião, ainda acho isso difícil, mas não considero isso como uma missão impossível.  Depois de um tempo com esse blog comecei a acreditar que foi uma missão dada a mim, opinar. Com isso pude aprender até que ponto eu poderia opinião ou até onde o que eu dissesse ainda era apenas a "minha opinião.". Hoje em dia ficou muito mais fácil dar opinião sobre tudo com a Internet. Mas percebo que as pessoas estão perdendo a noção do que é isso. Ocorre mais discussões e brigas do que debates. As pessoas não estão interessadas em entender o posicionamento do outro e muito menos de respeitar. Usa-se a frase "é só a minha opinião, você é obrigado a aceitar". Não é assim que a banda toca.
                  Sei que você está se questionando se tem limite (ou não). Não, de fato você OPINAR sobre tudo que mereça uma opinião. Sinto muito dizer que não é tudo que uma opinião é bem recebida. Afinal, tem coisas que simplesmente não podemos opinar, pois como costumo dizer. Algumas coisas são escolhas, escolhas que não são nossas e não nos diz respeito. Não tem como dizer se eu sou contra ou a favor de algo como homossexualidade (homossexualismo é como se você tivesse se referindo ao fato como doença, não é o correto, jamais use esse termo), bissexualidade, transgênero, entre outros. São algumas coisas que não temos direito de opinar. Costumo dizer que seu direito começa onde termina o do outro. Você, nem eu e nem ninguém tem direito de opinar sobre isso pelo simples fato de que essas coisas não são receptíveis para uma opinião. "Nossa mas como você é intolerante". Não é intolerância, é simplesmente que você nunca e jamais terá o direito de ter uma opinião a respeito da vida de uma pessoa. Muito menos quanto a algo que ela não teve escolha, como a homossexualidade ou a bissexualidade. É uma ORIENTAÇÃO SEXUAL. Acorda pra vida pessoal que não existe "opção sexual". Coisa do século retrasado pra não se dizer mais. Outra coisa que com certeza não temos direito de opinião na vida de uma pessoa, escolhas que só ela pode fazer. Você e eu não podemos opinar sobre o trabalho, o estudo, a roupa, o cabelo, o estilo musical de forma que insinue de alguma forma que a pessoa é alguma coisa por ter escolhido essas coisas. Você pode achar cabelo curto feio ou funk ruim, mas você acha isso pra você e não pra outras pessoas. Aprenda até onde você pode opinar, quando você for opinar sobre alguma coisa se questione se você está fazendo correto. 
              Quando a liberdade de expressão foi de fato realizada, acredito que as pessoas não entenderam muito bem o que de fato isso é. Liberdade de expressão é você ter a sua liberdade, de escolher suas roupas, seu estilo, sua música. De viver a sua vida com quem e como você quiser. A opinião não é sempre necessária pessoal. Discutir coisas importantes sim, debater, colocar o cérebro pra trabalhar, questionar se é correto ou se está errado. Não tem como uma pessoa dizer se é contra ou a favor do estupro ou do machismo, ambos são um câncer na sociedade e não precisa ser discutido se tal pessoa acha bom e se tal não acha, simplesmente é.



quarta-feira, 20 de junho de 2018

DEPRESSÃO

      Sim, novamente eu vou escrever sobre o assunto. Não achei que foi o suficiente e eu ainda preciso escrever mais. Mesmo que eu seja um pouco repetitiva. Nesta terça-feira (19) uma jovem de 22 anos se suicidou em uma academia de tiro esportivo na 511 Sul. Ela atirou em si mesma. A jovem Juliana Araújo fez um vídeo se despedindo e explicando os motivos pelos quais pretendia colocar um fim em sua vida. Vídeo que eu não tive condições de assistir até o final. Em seu perfil do Facebook ela também postou um texto, se despedindo de todos os familiares e amigos. Juliana disse ter depressão no vídeo e já demonstrava ter indícios da doença em outras publicações mais antigas em seu perfil da rede. O que mais me deixou chateada é que o texto foi compartilhado no domingo, dois dias antes do fato. Eu não posso deixar de me questionar - Será que alguém tentou fazer alguma coisa ou só achou que era frescura, drama, fraqueza ou essas coisas que normalmente algumas pessoas acham. Porque esse texto só chamou atenção depois de sua morte. Porque ninguém conseguiu dar motivos a essa mulher de viver? Eu não vou julgar as pessoas que a amavam, porque eu sei que elas existem. Eu me questiono, mas eu sei. Alguém tentou impedi-la. Mas eu sei que quando uma pessoa tem depressão, não importa o que façam, não importa o quanto tentem, enquanto ela tiver em conflito consigo mesma, ninguém jamais poderá amenizar a dor e o sofrimento. Por mais que tenham tentado, ela estava disposta a acabar com o sofrimento dela. Ela viu um túnel sem saída e não tinha mais como convencê-la que aquilo ia passar. 
         A depressão é mais complexa do que parece olhando de fora. A depressão não é só uma tristeza muito forte, não é só sofrimento. Olhe bem pra essa palavra, leia várias vezes e verá o quão forte e destrutiva ela é. Em meu ver, a depressão é como se a pessoa tivesse vendada pela própria dor. Existe uma saída, existe algo que possa ser feito e existe uma luz, mas ela não vê. Quanto mais ela tenta ver essa luz, mais a escuridão a suga. Imagine a depressão como um Dementador, você não assistiu Harry Potter? Dementador é uma criatura que se alimenta da felicidade humana. Agora basta você substituir a palavra Dementador por Depressão. Aos poucos ela tira toda a felicidade, toda a vontade de tentar ser feliz ou até mesmo a esperança de que isso seja possível. Parece tão clichê dizendo. Mas não deveria. Estar com essa doença é viver todos os dias em um corpo que não te pertence. É sentir dores que você acha que já deveria ter superado e que você se culpa por elas ainda estarem ali. É sentir que você está apenas existindo e fazendo seu papel de ser só mais um monte de átomos e bactérias. Até que chega o ponto em que se questiona de por que ainda está ali fazendo isso. Porque ainda faz o que te exigem. Porque ainda existe! Viver assim eu lhes garanto, é pior que a morte. 
         O mais difícil são os julgamentos. As pessoas que deveriam te entender, apontando o dedo pra você e te chamando de FRACO. Tem até mesmo as situações em que a pessoa simplesmente não pode tocar no assunto. Lugares onde a depressão é esquecida, assim como na nossa sociedade. Sociedade onde os homens não podem ter sentimentos, foram ensinados a serem uma rocha. E as mulheres têm sentimentos, mas jamais poderiam ser ditos. Onde teria espaço para a depressão nesse meio? Ainda não tem. Corremos contra o tempo, a depressão não tem cura mas tem tratamento. Pessoas com depressão precisam de apoio e não de pena. Precisam de alguém que fique depois que ela fale a tão temida frase "Eu tenho depressão.". Uma pessoa com essa doença vai se afastar de todo mundo. Basta você, não se afastar dessa pessoa.

Sintomas da depressãoNo humor: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional
No comportamento: agitação, automutilação, choro excessivo, irritabilidade ou isolamento social
No sono: despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado
No corpo: fadiga, fome excessiva ou inquietação
Na cognição: falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas
Sintomas psicológicos: repetição insistente de pensamentos
No peso: ganho de peso ou perda de peso
Também é comum: abuso de substâncias ou falta de apetite
Consulte um médico para receber orientaçãoFontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros.Indícios que uma pessoa que você conheça talvez tenhaCansaço constante, irritabilidade, distúrbios alimentares, dificuldade em demonstrar afeto, falta de interessa e isolamento.

Fiquem atento, se perceber algum sintoma em você me mande um Email ou um Direct no Instagram.
psicologisocial@hotmail.com
@arttesdacarol

Se perceber que algum conhecido seu tem os sintomas, ofereça apoio.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO A VIDA
DISQUE 188
Para ter um suporte, basta ligar. É gratuito, anonimo e 24 horas!