sexta-feira, 6 de maio de 2016

Bullying ≠ Brincadeira

   Quando as pessoas vão começar a entender a diferença entre Bullying e Brincadeiras inocentes? Não é a mesma coisa, então não adianta dizer que "na minha época todo mundo brincava e não tinha isso de bullying.", na sua época as pessoas sofriam em silêncio, na sua época falar algo era pedir pra ser ignorado ou pior, ainda mais vitima desse mal. Foi dai que nasceu a palavra Bullying a partir do gerúndio do verbo inglês to bully (que tem acepção de "tiranizar, oprimir, ameaçar ou amedrontar").
 Antigamente as coisas aconteciam por debaixo dos panos, as pessoas sofriam mas não contava nada para ninguém, a partir do momento que isso foi vindo a tona, as pessoas começaram a prestar mais atenção no sentido das coisas. Ah uma grande diferença entre brincar em um grupo de amigos, fazer piadas com um colega, algo suave, entre brincar e zombar de uma pessoa desconhecida, que não te deu nenhuma liberdade disso ou que demonstre concordar com esse tipo de atitude. Tem coisas que ofendem sim, tem coisas que as pessoas não querem ou não estão preparadas para ouvir, que talvez não aceitem e nem mesmo na brincadeira, querem ouvir falar disso. O bullying psicológico é só a ponta do iceberg, depois disso tem o físico, no qual muitas vezes as pessoas partem pra violência física e causam danos muito profundos.
Uma coisa que muita gente não entende é, "chamar uma pessoa de feia é bullying?" sim, dependendo da sua intenção e da pessoa, é. Algumas pessoas não aceitam brincadeiras vindo de alguém, e mesmo que a sua intenção seja apenas descontrair, ela pode não receber tão bem assim.
   Quem mais sofre mais com o bullying físico são crianças e adolescentes, principalmente aqueles com deficiências, homossexuais ou só pela aparência. De alguma forma alguns fatores incomodam outras pessoas, causando intriga e a discriminação. Hoje em dia com a lei contra o Bullying, e ensinamentos em toda parte, principalmente na escola, isso diminuiu bastante, mas creio que não o suficiente. Então gostaria de pedir para que brinque apenas com quem corresponde, com quem aceita. Ninguém é obrigado a estar no mesmo nível de humor que ninguém, talvez você esteja em um dia bom, as a outra pessoa não. Vamos respeitar o espaço e o limite de cada um, lidar com o ser humano não é fácil, então não se meta em uma zona que você não conhece e não respeita. Você que já sofreu bullying por algum motivo, isso só é mais um motivo pra você respeitar o próximo. Isso de que "quando a pessoa apela fica mais divertido" não existe, se ela não tá gostando, peça desculpas e a deixe em paz, bullying NÃO É LEGAL, e tem brincadeira que NÃO TEM GRAÇA.


Bullying é CRIME