segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Por que existe o Feminismo?

                             É uma pergunta entre as outras milhões a respeito do feminismo. Todos que acompanham o que escrevo sabe que gosto de resumir os assuntos para ficar de mais fácil entendimento. Tenho escrito muito sobre esse assunto, percebi que os meus leitores gostam e têm muitas dúvidas a respeito. Muitas não entendem e acham que sabem do que se trata. Muitas mulheres não procuram entender e acabam até se assumindo "antifeministas". Vamos lá, começar mais formalmente e depois explico de um modo mais informal. Eu já escrevi aqui o que é o feminismo, mas resolvi deixar mais claro qual o papel do feminismo diante do machismo, hoje resolvi fazer diferente, quero mostrar por que o Feminismo é tão necessário.
                                     O Feminismo é um momento coletivo, sendo assim, é político. O Feminismo é mais antigo do que as pessoas costumam imaginar. As mulheres estão na luta por seus direitos desde a Idade Média, quando o primeiro herdeiro do trono era uma mulher, muitas vezes ela era ignorada e a coroa era transmitida para um sobrinho, primo. tio ou qualquer homem que seja o primeiro em alguma linhagem. A primeira rainha registrada é Hatshepsut, do Egito. Regeu e foi Rainha por 22 anos. Mesmo tendo um reinado perfeito economicamente falando e de paz, anos depois ainda era difícil para uma mulher subir ao trono. A mulher sempre teve o papel de ser Rainha Consorte, ou seja, apenas a esposa do Rei. As pessoas não acreditavam que uma mulher pudesse ser uma soberana, governar um país e quando finalmente subia ao trono, as pessoas não queriam que ela o fizesse sozinha. A Rainha sempre era obrigada a se casar e ter um FILHO HOMEM o mais rápido possível. Nessa época já era possível notar o Feminismo com mulheres tendo que lutar por algo que tinham o direito no sangue. É muito difícil pras pessoas perceberem como o machismo está impregnado na sociedade que muitas coisas até mulheres feministas ainda acham normal. O machismo não prejudicou as mulheres apenas em relação aos homens, mas também em relação a outras mulheres. 

Competição feminina: Mulheres odiando umas as outras de graça. Mulheres culpando outras mulheres o tempo todo. Mulheres competindo entre si e se autossabotando o tempo todo. Mulheres que colocam homens em primeiro lugar por motivo nenhum.
Distúrbio de autoimagem: Causado pelo padrão de beleza imposto. As mulheres se cobram esteticamente, querem chegar no padrão e acabam não se aceitando e isso leva elas ao próximo tópico.
Distúrbios alimentares: Anorexia, bulimia, boca nervosa, etc. As mulheres acham que tem que emagrecer, que precisam parar de comer para enfim chegar no padrão de beleza perfeito.
Vícios: Comprar roupas, maquiagem, joias, salão, etc.

                              Nós vivemos diariamente com o machismo e somos obrigadas a quebrar uma barreira o tempo todo. As vezes um comentário inofensivo, as vezes algo que passa despercebido. Mas as vezes um tapa, uma proibição, uma submissão. Temos que não só mostrar que somos capazes, temos que primeiro mostrar que somos mulheres e que mesmo assim somos capazes. Quando uma mulher diz que não é feminista e que não concorda com o feminismo, ela está alimentando o machismo e está acorrentando as próprias mãos e isso é assustador. Todas precisamos do feminismo. Eu sei que é um caminho longo, mas já percorremos muito e percorreremos mais. Até enfim chegarmos em um mundo livre do machismo.

Entendam uma coisa de uma vez por todas:
O SINÔNIMO DE MACHISMO É FEMISMO.