quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

É arriscado dar opinião?

            Eu estava começando a pensar há um tempo que atualmente era bem mais fácil expressar opinião que nos tempos antigos. Estou falando do Brasil, em qualquer tempo que você imaginar. Principalmente pra mim que sou uma mulher (por conta de todo o machismo que somos vitimas, ainda) que gosta de debater e expressar opinião. Mas, agora vejo que as coisas não estão tão melhores assim. Eu vivo isso todos os dias, eu sei do que estou falando e parece que o pouco de evolução que tivemos e o pouco de liberdade que foi cedida a nós, estão sendo aniquiladas pela ignorância e falta de senso de algumas pessoas. Atualmente com certeza é mais fácil expressar a opinião, temos vários meios pra expor o que pensamos, através da internet. Porem, as pessoas acham que expressar opinião é só falar o que está em sua cabeça, que expressar o seu ponto de vista é o mesmo que dizer o que está pensando. Eu realmente acho que poucos brasileiros estão preparados pra liberdade de expressão. Estou falando desde algo simples, como por exemplo, duas pessoas com diferentes estilos musicais, até debater sobre politica. A maioria das pessoas não entende a diferença entre liberdade de expressão e o discurso de ódio.  A diferença entre os dois é bem simples e fácil de entender, e eu vou explicar com as minhas palavras, e não com o que está no Google:
Liberdade de expressão: Expressar sentimentos, dizer como se sente e o que pensa sobre determinado assunto, com argumentos construtivos e com um “por que” válido.  Ex.: -“Em minha opinião, o Temer não é um bom presidente.”
Discurso de ódio: Quando inferioriza ou humilha uma pessoa ou mais, quando tem argumentos que tenta convencer as pessoas a sentir raiva ou ódio de algum individuo pelo que ele é ou faz. A forma de generalizar situações e não conseguir aceitar a opinião dos outros. Ex.: “Todo homem trai.” 
               Agora vou explicar o que é respeitar a opinião dos outros: Respeito vem do latim respectus, que significa consideração, sentimento positivo, olhar outra vez, outra visão. Ou seja, você pode não concordar com o que a pessoa diz, mas você tem um sentimento positivo quanto a isso, você acima de tudo, aceita que aquilo é o que ela pensa e você não tem interferência nenhuma nisso. 
               As pessoas ainda precisam entender que cada pessoa, é uma pessoa. Você não vai conseguir mudar a opinião de alguém, ao menos que seus argumentos sejam muito bons. Cada pessoa tem um corpo, uma vida, uma história. Cada pessoa teve que fazer suas escolhas, teve sua experiência, isso faz com que cada pessoa tenha uma visão diferente sobre TUDO. Porem não vai confundir novamente. É impossível ter uma opinião formada sobre coisas que são provadas pela ciência, não tem como você ter uma opinião sobre o biológico de uma pessoa, ou sobre algo pessoal desse individuo, por exemplo: Você não tem uma opinião quando se trata de etnia, aparência ou orientação sexual. Quando uma pessoa diz - "Eu não sou a favor de gays" - ou "Eu sou contra negros", é considerado homofobia e racismo, pois não existe em hipótese alguma alguém que pode dizer se uma pessoa deve ser branca ou negra. Expressar o que pensa é basicamente dizer - "Eu não concordo que o seu time é o melhor do Brasil." ou - "Eu não acho que banana combine com comida". Também não podemos de maneira alguma achar que temos o direito de opinar na vida de alguém, por exemplo, - "Eu não concordo que você faça tatuagem", você pode dizer - "Eu não concordo com tatuagens". Espero que tenha sido bem explicativo, e se foi uma explicação confusa, me avise que eu tento melhorá-la. Pra opinar sobre um assunto, precisa estar 100% certo e ter pesquisado muito sobre tal. Precisa aprender a realmente respeitar a OPINIÃO dos outros. Precisa entender a diferença e saber a respeito do que você tem o direito de opinar. E precisa acima de tudo, aprender que nem tudo falamos publicamente. Espero que tenham entendido, obrigada e até a próxima.